Pular para o conteúdo

Blog da Petrobras esquenta as relações da empresa com a mídia

Sob holofotes de uma CPI que parece um vagalume, vai e não vai, a Petrobras resolveu abrir um canal direto de comunicação com o público. A empresa lançou um blog, dias atrás, após ter sido bombardeada intensamente pelos principais jornais do país, com claro destaque da Folha, do Estadão e do Globo. O nome do blog denuncia seu objetivo: Dados e Fatos. A empresa diz que esse canal vai publicar fatos e dados recentes da Petrobras e seu posicionamento sobre as questões relativas à CPI.

No dia 31 de maio, os jornais publicaram longas matérias negativas sobre a Petrobras, muitas delas ocupando várias páginas. O Globo estampou o título “Muita política e ainda pouca transparência”, afirmando que a Petrobras “faz 80% das compras sem licitação”. No dia seguinte, dia 1 de junho, a Petrobras publicou um comunicado de 1/2 página, no mesmo jornal, esclarecendo as afirmações publicadas no dia anterior. O comunicado me surpreendeu pela veemência e pelo tom emocional. Veja AQUI.

No dia 3 de junho entrou no ar o blog Dados e Fatos. Acesse AQUI. O primeiro post foi suave, mas já do dia 4/6 em diante o blog começou a responder aos jornais. Foi o Globo, a Folha, o Correio Braziliense e até o Programa do Jô. Vale a pena percorrer os posts e ver os comentários.

Existe um evidente clima negativo entre a Petrobras e os jornais. Hoje, o GLOBO publicou uma matéria dizendo que: “nos últimos dias, o blog quebrou a confidencialidade de perguntas enviadas à assessoria de imprensa da estatal por jornalistas dos principais veículos de imprensa do país”. Leia AQUI. É difícil prever os próximos capítulos desse caso, mas não é razoável que exista esse tipo de clima entre a imprensa e Petrobras, que é a sétima maior empresa de petróleo do mundo. Esse ciclo de insinuações e acusações não é bom prá ninguém.

Por fim, nesta segunda-feira, dia 8/6, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, estará no programa Roda Viva. Com certeza vão surgir perguntas sobre o relacionamento da empresa com os jornais. É bem provável que se fale também a respeito do blog. A entrevista será transmitida ao vivo na IPTVCultura – www.iptvcultura.com.br -, canal exclusivo da Cultura para exibição na web, a partir das 18h30, e exibida pela TV Cultura, às 22h10, sem qualquer corte ou edição.

(Incluído em 08/06/09)
Faz a gente pensar o que o Idelber escreveu no blog Trezentos num post chamado “O Blog da Petrobras e o desespero da mídia“. Ele disse: “a inauguração do blog tem sido tratada, pela grande maioria, como uma verdadeira revolução e, por uma minoria ligada à mídia, como uma espécie de trapaça, de alteração das regras do jogo. Se a Petrobras agora publica a íntegra das perguntas que recebe, junto com suas respostas, os jornalões vão fazer o quê? Como vão esconder a fábrica de linguiças?” … “o blog da Petrobras é um marco”.

Interessante também o post “O fim da era das perguntas em off” publicado no Luis Nassif Online. Fala que o blog da Petrobras “encerra a era das informações seletivas para compor reportagens”.

Enfim, a inciativa da Petrobras é louvável e abala a tradicional estrutura de relacionamento empresas e imprensa. Agora é acompanhar para ver no que dá.