marketing

Planejamento ou Execução?

Eu joguei futebol de salão na minha adolescência. Participei do campeonato carioca durante anos, com jogos oficiais e cronograma de competição. Eram treinos semanais e jogos nos finais de semana, durante o ano inteiro, misturados com a minha rotina de estudante e início de vida profissional. Todos os técnicos que tive me marcaram em cima.… Continue a ler »Planejamento ou Execução?

O poder de dados para conhecer o consumidor – Convenção Ipiranga [VIDEO]

Eu tive o privilégio de fazer uma palestra na Convenção Ipiranga 2018 sobre a importância dos dados para conhecer melhor o novo consumidor. É um evento incrível com 7 mil participantes, com um show de organização, inovação e focado no mercado de postos de combustíveis e conveniência. O evento aconteceu de 31/jan a 2/fev no… Continue a ler »O poder de dados para conhecer o consumidor – Convenção Ipiranga [VIDEO]

Inteligência Artificial aplicada a negócios

No dia 8 de maio eu participei do ProXXIma onde apresentei o tema “Inteligência Artificial para Negócios“. Foi uma palestra de 30 minutos e esse longo artigo cobre quase todo o conteúdo que apresentei no evento. Eu fui ao palco depois do Luca Cavalcanti, Diretor Executivo de Canais Digitais, Pesquisa e Inovação do Bradesco. Portanto,… Continue a ler »Inteligência Artificial aplicada a negócios

O que é ser um profissional analítico em marketing

Eu estava num evento de mercado, acompanhando uma mesa redonda com profissionais de marketing e comunicação, quando num determinado momento o apresentador falou: “todos nós em marketing precisamos ser mais analíticos. Precisamos ser profissionais data driven”. Um dos painelistas retrucou imediatamente: “eu não tenho formação em ciências exatas e não estou acostumado a lidar com… Continue a ler »O que é ser um profissional analítico em marketing

Bradesco é estrela da campanha mundial da IBM

Dias atrás a IBM lançou nos Estados Unidos a campanha publicitária “Moments of Truth” para demonstrar como a inteligência artificial vem transformando a operação de alguns segmentos de indústria e entregando uma experiência única para os seus clientes. O Bradesco é uma das estrelas da campanha e isso não acontece por acaso. A história por… Continue a ler »Bradesco é estrela da campanha mundial da IBM

O marketing está preparado para a Inteligência Artificial? [VIDEO]

https://www.youtube.com/watch?v=RXc3xSyXRr8&t=2s Estamos preparados para adotar IA (inteligência artificial) em marketing? Os profissionais de marketing sabem o que é isso? Quais são as implicações? O que marketing pode ambicionar com essa tecnologia? Essa tecnologia permite apenas criar um chatbot bonitinho e dar uma experiência bacaninha para o cliente ou pode realmente transformar o marketing e atéContinue a ler »O marketing está preparado para a Inteligência Artificial? [VIDEO]

A tecnologia de machine learning aplicada ao marketing

Dias atrás eu dei uma entrevista para o Innovation Insider sobre a aplicação da inteligência artificial e machine learning em marketing. Foram 5 perguntas simples feitas por Pyr Marcondes. Acho que ele esperava respostas curtas, mas não resisti em explorar mais esse tema porque ainda é algo desconhecido pela comunidade de marketing e comunicação. Vejo… Continue a ler »A tecnologia de machine learning aplicada ao marketing

Criatividade, consultorias e agências: mitos e verdades

Nos últimos anos evoluiu o papo de que as agências de propaganda estão perdendo espaço junto aos anunciantes. Falar em “perder espaço” é algo vago, mas com certeza a relação entre agências e anunciantes se transformou. Me incomoda a conversa de que as marcas estão valorizando menos a criatividade, subjugando o trabalho das agências e… Continue a ler »Criatividade, consultorias e agências: mitos e verdades

Influenciador digital: você precisa mesmo?

O cara tem 53 milhões de seguidores no YouTube, é apontado como o maior youtuber do mundo e seu canal já alcançou quase 15 bilhões de views. Está rico, é uma das personalidades mais famosas no mundo online, mas ironicamente poucos o conhecem porque ele está conectado a um público específico. Ele começou publicando vídeos fazendo análise… Continue a ler »Influenciador digital: você precisa mesmo?