Embratel e Intelig – Inimigos mas iguais na criação

Hoje eu vi na TV um comercial da Embratel que me chamou a atenção, pois ele segue o mesmo conceito criativo de uma propaganda da Intelig veiculada intensamente anos atrás.

No ano 2000, quando a Intelig veiculou esse filme na TV, a briga com a Embratel foi parar no CONAR. A Embratel fez de tudo para tirar o filme do ar pois a pegadinha do “21” na tela a incomodou bastante. O fato é que o taxímetro antigo dos táxis (aqueles ainda analógicos… a geração Y não conhece essa quinquilharia) tinha as bandeiras, daí a expressão bandeira 2, e a Intelig se aproveitou disso para montar a tal pegadinha. Veja o filme abaixo e entenda o motivo da ira da Embratel. Preste atenção para a bandeira 2 no canto esquerdo embaixo. Veja que ela forma o número 21, dando uma mensagem subliminar de quem era mais cara.

A briga Embratel x Intelig no CONAR foi dura, mas o filme acabou não saindo do ar e virou um dos mais veiculados na TV no ano 2000. Só prá lembrar, naquele ano, a Intelig ganhou o prêmio Caboré como o anunciante do ano.

Agora, novembro de 2008, a Embratel entra no ar com um filme publicitário que, ironicamente, segue o mesmo conceito do filme produzido pela Intelig há 8 anos. Não acho que houve cópia. O que ocorreu foi uma grande coincidência criativa, que acaba colocando os dois filmes em patamares muito parecidos. Veja abaixo o filme da Embratel.