Empresa implementa programa “Dia sem email”

Você já ouviu falar na Chemtech? Nos últimos anos essa empresa tem tido destaque em quase todos os fóruns de boas empresas para se trabalhar, e um dos principais motivos tem sido sua regular ousadia em implementar programas pioneiros e inovadores. Fiquei sabendo da novidade que conto abaixo através de uma matéria publicada no jornal O Globo semanas atrás.

A Chemtech implantou há 3 meses um programa chamado “Dia sem email” que acontece na última sexta-feira de cada mês. O programa só vale para emails internos, ou seja, emails externos para clientes e parceiros de negócios continuam sendo enviados e recebidos nessa sexta-feira especial.

O ” Dia sem email” acontece através de um bloqueio tecnológico, o que significa que é o próprio sistema que inibe o envio de emails internos, não existe dependência da iniciativa dos funcionários, e vale para todos: do presidente ao funcionário mais humilde na organização.

Na entrevista que li, o gerente de TI da Chemtech disse o seguinte: “Queremos mudar essa cultura de usar o email porque é o mais fácil a se fazer. Nem sempre é a forma de comunicação mais eficaz. Muitas vezes, o melhor jeito é falar ao telefone, ou marcar uma reunião para conversar frente a frente”.

Para todos nós que trabalhamos em grandes empresas, fica evidente que o email se tornou um estorvo em nossas vidas. Infelizmente, muitos de nossos colegas de trabalho usam o email como um meio de se livrar de um problema ou ganhar tempo. O email nas empresas oscila constantemente entre os extremos da produtividade e da improdutividade total. Não é razoável termos todos os dias mais de uma centena de emails para ler e tratar. As empresas precisam implementar iniciativas inteligentes (ou não!!) para diminuir essa bola de neve crescente.

A matéria diz que a experiência da Chemtech tem sido positiva. Depois dos dois primeiros meses foi feita uma pesquisa para medir o retorno da medida e os funcionários deram feedback positivo, além de apresentarem propostas para melhorar o programa, como por exemplo a criação de filtros para permitir copiar um colega quando ocorrer o envio de um email para alguém de fora.

Infelizmente eu não conheço ninguém da Chemtech e não encontrei nenhum comentário sobre isso na web. Tenho muita curiosidade de saber como os funcionários estão lidando com isso, se realmente eles acreditam e valorizam a medida, qual tem sido o real impacto no trabalho, se já existe algum benefício tangível e se houve evidente aumento do espírito de time ou melhoria do clima. Enfim, tenho que confessar que gostei da ousadia da empresa em implementar tal programa, mas tenho dúvidas dos benefícios e impactos.

Por agora, vale visitar o site da Chemtech, reconhecida publicamente uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil.

Texto publicado no blog da CRN