Liderança Inovadora – como fomentar inovação e criatividade no ambiente de trabalho [VIDEO]

Tive o privilégio de dar uma palestra sobre LIDERANÇA INOVADORA no Conexões Cargill. O objetivo foi compartilhar ações práticas para os líderes fomentarem inovação e criatividade no ambiente de trabalho. O vídeo de 37 minutos no final desse artigo apresenta os “melhores momentos” da minha conversa.

Todas as organizações falam muito na transformação das suas equipes de trabalho, mas será que elas estão focando no que realmente importa? Qual é o papel da liderança nesse momento de transformação das empresas?

Na conversa com o time de liderança da Cargill, eu pude levar pontos para incendiar o debate, como uma profunda necessidade de criarmos alternativas para uma força de trabalho mais diversa, de nos envolvermos diretamente com que os funcionários consomem em termos de conteúdo e com quem eles vêm desenvolvendo relações. É preciso aumentar o arsenal de conhecimento de cada um de nós. Aqui falo de skills, experiências, ambição, coragem e diversidade. Como fazer isso nas pequenas atitudes do dia a dia. Como os líderes podem ajudar seus liderados nessa jornada?

Autor: Ricardo Hurmus

Precisamos trabalhar com pessoas diferentes, que possuem culturas diferentes, com perspectivas diferentes, que viveram trajetórias diferentes e por isso trazem soluções diferentes. Se trabalhamos com pessoas parecidas com a gente, as perspectivas serão as mesmas, com trajetórias similares, que acabam resultando em soluções iguais. Como líderes nós temos que ser obsessivos em provocar nas pessoas uma carreira mais horizontal, para colecionar experiências múltiplas, juntar conhecimento e nos tornarmos em profissionais híbridos, combinando especializações e nos credenciando para novas missões dentro das empresas. É necessário remover o carimbo das nossas profissões. No debate eu falo sobre se libertar da profissão, bloqueios e estímulos p/ inovação, o modelo t-shapped e a criação de uma agenda individual de transformação. Enfim, foi uma conversa muito legal e lindos devaneios.

Fui presenteado pelo Ricardo Hurmus, brilhante designer gráfico e criativo, com o sketchnote da palestra. Ele conseguiu registrar em uma única página, de forma muito criativa, tudo que foi conversado. Ficou sensacional (muito obrigado, Ricardo!). Veja o sketchnote na imagem ao lado. Clique para aumentar e ter um resumo brilhante do conteúdo da apresentação.

Agradeço muito ao Luiz Pretti e a Luciane Reis pelo convite p/ participar do #conexõescargill, que é um encontro que a empresa faz com todos os líderes da empresa. Foi uma honra participar desse evento, além de um enorme desafio para a preparação do conteúdo apresentado.