5 filmes da história publicitária da IBM

Dias atrás, em um encontro, eu tive que rememorar um pouco da publicidade da IBM ao longo do tempo. Foi muito legal exercitar a memória e rever o que a IBM fez em comunicação nas últimas décadas, até porque permite entender as razões da IBM ser uma das marcas mais valiosas do mundo.

Ainda persiste o desafio de aproximar a marca IBM das pequenas e médias empresas. Por ser uma empresa muito grande, global e de soluções de todos os tipos, muitas vezes as pequenas empresas não enxergam a IBM como um parceiro preferencial em tecnologia e soluções de negócios. Essa é uma prioridade para a comunicação da IBM, ou seja, se aproximar das empresas de todos os portes e também de novos públicos, já que hoje em dia todos são consumidores de soluções e serviços de tecnologia para resolver seus problemas, fazer as coisas de forma diferente e trazer bem estar para a
sociedade. Por isso, na minha opinião, um anúncio da IBM na década de 50 é o anúncio mais emblemático da história da IBM. Ele diz assim: “IBM means service. For every business, large or small, there is a International Business Machines product ou service to help meet the needs of business administration”. Numa tradução livre para o português: “IBM significa Serviço. Para cada empresa, seja grande ou pequena, existe um produto ou serviço da IBM que vai atender as necessidades de seu negócio”. O anúncio é da década de 50, mas ainda somos uma empresa de serviços dedicada a solucionar problemas e encontrar formas de nossos clientes trabalharem melhor e de forma diferente. Surpreendentemente, o anúncio continua mais atual do que nunca. 🙂

Ao rememorar a publicidade da IBM, me foi perguntado quais foram os filmes publicitários que mais gostei. Eu não lembro de todos os filmes, longe disso, mas lembro de alguns impactantes que compartilho abaixo. Os 3 primeiros são da campanha “Soluções para um mundo pequeno”, de 1995. Em seguida vem 2 anúncios da campanha “e-business” que teve início em 1997 e se estendeu aos anos seguintes. São momentos marcantes da história publicitária da IBM.

Soluções para um mundo pequeno



 

e-business