A incrível história de Valentim Bouças e como ele trouxe a IBM para o Brasil [VIDEO]

  • ibm, vídeo

No ano passado, nas inúmeras discussões durante o planejamento dos 100 Anos da IBM no Brasil, sempre surgia a pergunta sobre como a IBM chegou no país, quem foi o responsável, os detalhes, sempre haviam mais perguntas do que respostas. Qual teria sido o real motivo da CTR (antigo nome da IBM) chegar ao país no ano de 1917, no meio da primeira guerra mundial? Eu ficava inquieto com esse desconhecimento sobre os primeiros anos da IBM em nosso país. Foi isso que me motivou a entrar numa pesquisa profunda, que me consumiu muitos meses, em buscas de rastros, imagens e documentos que pudessem dar detalhes de como tudo começou.

Me enfiei em sebos em busca de livros desconhecidos. Consegui encontrar dois livros raríssimos que contam parte dessa história, um livro no Brasil e outro nos Estados Unidos. Ambos livros editados por volta da década de 30 e que estavam perdidos. Fui na Biblioteca Nacional duas vezes, onde investi muitas horas vasculhando revistas e jornais antigos. Achei dois filmes raros, de pouco mais de 2 minutos, onde executivos norte-americanos da IBM visitaram o Brasil na década de 30.

A história da chegada da IBM no país é digna de um filme. Ela é repleta de empreendedorismo, ousadia e coragem de um jovem santista, de apenas 26 anos de idade, que partiu para NY em busca de um sonho. Seu nome? Valentim Bouças.

Convido você a assistir um vídeo que fiz sobre essa linda história. Tenho certeza que você vai se surpreender. E, peço gentilmente, que compartilhe esse vídeo, faça essa história chegar aos seus amigos. Essa é uma história de sonho e cidadania.