top of page

Alguns presidentes de países estão levando o twitter a sério

Alguns presidentes de países estão levando o twitter a sério


A matéria “Os poderosos também tuítam” publicada no jornal impresso O Globo de 01/01/2011 me chamou a atenção. A versão online do jornal publicou apenas parte da versão impressa. Acesse AQUI.

A matéria explora o estudo produzido pelo diretor de redes sociais do Fórum Econômico Mundial, Matthias Lüfkens, que analisou mais de 60 líderes mundiais no uso do twitter. Fiquei curioso e lá fui eu escarafunchar os twitters dos líderes citados na matéria.

Foi interessante descobrir que os presidentes dos EUA, da Rússia e o primeiro-ministro do Reino Unido (Barack Obama, Dmitri Medvedev e David Cameron) seguem um ao outro. Por outro lado, os três ignoram os líderes do G-20, o que permite alguma especulação sobre as relações diplomáticas destes países, né? Na verdade, o primeiro-ministro do Reino Unido ignorava o pessoal do G-20. Depois que este estudo foi publicado o governo britânico resolveu seguir o G-20 também.

Ao comparar o uso do twitter pelos líderes mundiais, eu me atrevo a dizer que o polêmico Hugo Chávez é o mais genuíno. Ele parece ser o mais verdadeiro e pessoal no uso da ferramenta, especialmente quando responde diretamente a alguns de seus seguidores. Não sei se é ele próprio que escreve e envia as mensagens, mas se for um assistente com certeza deve existir um bom entrosamento entre eles. Já o presidente russo adora postar fotos em seu twitter. O presidente francês, Nicolas Sarkozy, parece que não está nem aí para o twitter. É fácil ver que alguém está escrevendo por ele.

Depois de dar uma navegada geral, fui ver que mensagem estes líderes mundiais enviaram para os seus seguidores neste final de ano.

Obama gravou uma mensagem de final de ano, em vídeo, e publicou no YouTube. No dia 1 de janeiro de 2011 ele postou no twitter o link para este vídeo.

Zarkozy também publicou uma mensagem de final de ano em vídeo para os seus compatriotas (ele usou este termo), só que no site oficial da presidência da França, e enviou o link pelo twitter no dia 31/12.

O Primeiro Ministro Stephen Harper também publicou uma mensagem em vídeo de Feliz Natal no site do governo canadense.

A presidente Cristina Kirchner publicou um vídeo no YouTube falando do “excepcional ano de 2010 para a Argentina” e o que espera de 2011. Veja ela olhando atentamente para o relógio no início do vídeo. Mas o que me chamou mesmo a atenção foi a emoção de sua conversa, pareceu muito genuína e franca. Ela também publicou o link deste védeo em seu twitter.

O primeiro ministro do Reino Unido, David Cameron, preferiu publicar um podcast.

Jacob Zuma, Presidente da África do Sul, publicou no twitter um link para um texto revendo 2010 e dando sua mensagem para 2011.

E o restante? Bem, o restante se limitou a escrever um feliz 2011 no twitter…

Já em Terra Brasilis, o nosso ex-presidente Lula nunca abriu uma conta no twitter. A presidente Dilma Rousseff começou a usar o twitter na campanha eleitoral. Ela não é seguida por nenhum dos grandes líderes do G-20. Ela também não segue líderes de outros países, nem da América Latina nem de outras regiões do mundo. Aliás, o último post da presidente Dilma foi em 13 de dezembro. Puxa, ela nem enviou “Feliz Ano Novo” para o povo brasileiro…

Para sua curiosidade, eis as contas de twitter de todo esse pessoal. Divirta-se.

África do Sul – Jacob Zuma @presidencyza

Argentina – Cristina Kirchner @cfkargentina

Austrália – Julia Gillard @juliagillard

Brasil – Dilma Rousseff @dilmabr

Canadá – Stephen Harper @pmharper

Chile – Sebastian Piñera @sebastianpinera

Colômbia – Juan Manuel Santos @juanmansantos

Coreia do Sul – Lee Myung-bak @bluehousekorea

Costa Rica – Laura Chinchilla @laura_ch

Equador – Rafael Correa @presidencia_ec

EUA – Barack Obama @barackobama

França – Nicolas Sarkozy @elysee

México – Felipe Calderon @felipecalderon

Rússia – Dmitri Medvedev @medvedevrussiae

Turquia – Recep Tayyip Erdogan @rt_erdogan

Venezuela – Hugo Chávez @chavezcandanga

Assine o blog

Obrigado(a)!

bottom of page