Saiu o estudo BrandZ 2012! O relatório mostra que o ranking das marcas mais valiosas do mundo continua sendo dominado pelas empresas de tecnologia e pelas B2C.
Algumas coisas me chamaram a atenção: – Das 10 primeiras colocadas no ranking 2012, 4 marcas são de tecnologia e 3 são de telecomunicações. – A Coca-Cola aparece em sexto lugar, na mesma posição que ocupava no ranking 2011. – A IBM é a única empresa B2B entre as 10 primeiras, e ocupa a posição 2 do ranking, o que parece um pouco incrível na competição com as B2C. Tudo fica mais surpreendente ao verificarmos que a IBM subiu uma posição em relação ao ranking 2011, roubando a posição do Google! – E, antes que a curiosidade bata, já vou logo respondendo que o Facebook ocupa a posição 19, em 2011 ele estava na posição 35, portanto continua subindo vigorosamente no ranking.
O BrandZ foi criado em 1998 e vem ganhando credibilidade e respeitabilidade a cada ano que passa. Segundo eles, são feitas mais de 150 mil entrevistas ao ano, além da análise de mais de 400 estudos ao redor do mundo.
Invista tempo para ler o estudo “2012 BrandZ Top 100 Most Valuable Global Brands“. O ranking se mostra até desinteressante diante do restante do documento, que é riquíssimo, com muitos insights que valem a pena. Descubra os atributos e as características que valorizam uma boa marca segundo o BrandZ. Tem um capítulo exclusivo sobre os BRICs e o Brasil, mostrando que estamos realmente passando por uma fase muito especial. Se tiver curiosidade e tempo, compare com o ranking 2011. Abaixo apresento os links para o PDF de ambos os relatórios.