top of page

Comunicação em Bollywood

O meu blog vai entrar em recesso por conta de uma viagem de trabalho que farei para Índia nas próximas duas semanas. Portanto, nada melhor do que escrever um post sobre este país tão diferente do nosso.


Uma notícia publicada na Information Week de fevereiro de 2007 afirma que a IBM Índia havia contratado 10 mil novos funcionários em 6 meses. Divida este número de funcionários pelo número de dias úteis e veja o espantoso número de pessoas contratadas por dia.

Para uma empresa global como a IBM, o desafio de adaptação à cultura de cada país é enorme, Se analisarmos o BRIC, veremos que Brasil, Rússia, Índia e China têm diferenças significativas de costumes, economia, política e religião. É difícil encontrar similaridades entre estes países, mas existem algumas: são países com territórios quase continentais, com uma população grande e economias em acelerado crescimento (talvez a única dúvida seja a Rússia que não vive um bom momento). Mas, no fim de tudo, são países realmente diferentes, com povos e culturas bem distintas. No entanto, quando a mídia consolida tudo sob a sigla BRIC parece que tudo fica igual e homogêneo.

Voltando ao caso da IBM Índia, como fazer para contratar milhares de novos funcionários num curto espaço de tempo? Como atrair talentos? Como apresentar uma empresa global, porém de origem americana, para um mercado tão diferente como o indiano? Como despertar no jovem indiano a vontade de trabalhar numa empresa como a IBM? Como atrair candidatos com o perfil desejado pela empresa?

Em função dessas características únicas, as empresas globais, de forma geral, tentam adaptar seus processos globalizados às necessidades de cada região, ou seja, tem que haver uma certa adaptação do global para o local. Fácil de falar, mas muuuito difícil de fazer.

Para ilustrar um pouco desta chamada estratégia local, eu encontrei um vídeo interessante, que pode ser acessado no YouTube, feito pela pessoal de comunicações da IBM em Daksh, na Grande Nova Delhi, India. Este vídeo é mais usado em eventos internos, foi feito em meados de 2007, mas está na web disponível para qualquer um. Adoro a música. Não deixe de ver o terço final do filme. E viva a globalização!!! Namastê.

Assine o blog

Obrigado(a)!

bottom of page