Fazer o blog do presidente é fácil…

A frase acima não é minha, até porque não acho fácil criar o blog do presidente. Eu diria diferente. Criar o blog é fácil, já o presidente…

A Época Negócios de março de 2009 é uma edição memorável, pois tem uma super-matéria chamada “Eles Perguntam e Eles Respondem“. São executivos entrevistando executivos. Várias entrevistas me chamaram atenção, mas tem uma que é especial pois toca um assunto que venho abordando aqui no blog, que são as mudanças em andamento no mundo corporativo por conta da sociedade digital de hoje.

Trata-se da entrevista de Alexandre Hohagen, presidente do Google para a América Latina, por Horácio Lafer Piva. Acesse AQUI.

Alexandre fala que são poucas as empresas que usam bem a internet, que fazer o blog do presidente é fácil e que difícil é criar uma base de informação que dispense um call center com mil pessoas, é fazer com que a comunidade pergunte e responda. Ele também diz que as empresas brasileiras não entenderam ainda como é que podem direcionar essa liberdade de acesso ao conteúdo para coisas positivas, e cita o caso do biscoito Deditos, da Nestlé. Alguém de marketing da Nestlé descobriu a existência de comunidades no Orkut pedindo a volta do Deditos, que havia saído de linha. Eles economizaram um bom dinheiro em pesquisa. E o Deditos voltou.

Enfim, vale a leitura.