Gato Sabido entra no ar – Tá chegando a hora de comprar um e-reader

  • Outros

Aqueles que me acompanham no blog já sabem que afirmo veemente que os livros em papel têm os seus dias contados. Já escrevi posts sobre isso e já recebi muitos emails dizendo que sou isso e aquilo por conta dessa minha posição. Portanto, eu sempre tento ser cuidadoso quando escrevo sobre o tema.

A novidade brasileira nesta arena do livro “eletrônico” foi a entrada em operação do GATO SABIDO em dezembro de 2009. Essa é uma excelente notícia. Pelo que conheço, a www.gatosabido.com.br é a primeira livraria virtual que está focada na venda de e-books no Brasil.

Resumidamente, são 3 boas novidades:

1- O Gato Sabido já começa suas atividades com 400 e-books em português, segundo divulgação realizada;
2- Eles anunciaram a pré-venda do primeiro e-reader brasileiro, chamado Cool-er;
3- Eles trazem uma alternativa simples e fácil para qualquer um publicar seu próprio livro, sem precisar passar por uma editora tradicional.

As novidades acima já são suficientes para dar um sacudida no mercado editorial brasileiro.

O e-reader brasileiro, na verdade, é fruto de uma parceria com a livraria britânica Cool-er, que foi fundada em 2008 por um empresário chamado Neil Jones. O site www.coolreaders.com é dedicado para a venda do e-reader, enquanto que o site www.cooler-ebooks.com trata exclusivamente da venda de e-books. Aqui cabe uma observação relevante, a Cooler-Books se afirma como a maior loja de e-books do mundo, com mais de 2 milhões de títulos disponíveis.

Ao falar de e-readers, torna-se inevitável a comparação do Cool-er com o Kindle. Mas cabe registrar que o mercado está muito mais pródigo de alternativas do que apenas os dois citados. Tem o Daily Edition da Sony e o Nook da Barners&Noble, além de outros menos conhecidos. Ou seja, agora a briga é pra valer, os consumidores passam a ter opções e a tendência é este mercado explodir nos próximos meses. Para colocar mais pimenta, a Amazon anunciou que neste Natal, pela primeira vez, vendeu mais e-books (para o Kindle) do que livros de papel. Apesar de não divulgar o número de ítens vendidos, a empresa informou que o Kindle foi o produto mais presenteado da história da Amazon.

Se você quer saber mais detalhes do Cool-er, vale a pena visitar o site da PLUS e ver a análise publicada. E mais, se você pensa em adquirir um e-reader, não deixe de ver as 7 dicas para quem vai comprar um e-reader. Aliás, se tiver tempo, invista em seu conhecimento visitando todo o site da PLUS, que é excelente e sempre tem algo legal e novo para contar.

Por fim, eu desejo 7 vidas ao Gato Sabido. Que ele enfrente e supere as agruras dos desbravadores, perseverando em suas convicções e sempre trazendo novidades para o mercado.