A história inspiradora de Flavia Gamonar sobre mudança de carreira

A história inspiradora de Flavia Gamonar sobre mudança de carreira

A história inspiradora de Flavia Gamonar sobre mudança de carreira

960 638 Mauro Segura

Quem nunca pensou em jogar tudo pro alto e partir para uma nova vida profissional e até pessoal? Vez por outra eu me pego pensando nisso. Fico pensando como seria a minha vida se eu tomasse uma decisão corajosa para tentar algo radicalmente novo. Isso é algo que fica rondando a minha mente, me tentando a dar uma chance de fazer algo diferente do que faço hoje. Eu sempre acho que não estou pronto, que ainda não chegou a hora, que tenho compromissos que não me permitem voar… assim vou empurrando os meus devaneios para um futuro incerto.

Eu adoro conhecer histórias de pessoas que partiram para uma nova jornada, mas não gosto daquelas histórias tipo molico, onde tudo é maravilhoso com céu azul, porque sei que a vida real não é assim. As mídias sociais, especialmente o LinkedIn, são ótimas para descobrirmos boas histórias da vida real. Isso é uma das características que mais valorizo nessas redes de relacionamento: pessoas verdadeiras que dividem suas experiências individuais.

Uma das histórias mais inspiradoras é a da Flavia Gamonar. “Conheci” a Flavia num post chamado “Pedi demissão. E agora?“, que surgiu na minha timeline em março de 2016. Lá ela contava que havia pedido demissão e partia para uma jornada ainda desconhecida. Fiquei muito impressionado com a sua transparência, denunciando as suas inseguranças e vulnerabilidades, mas também as suas convicções. Ali ela dizia que começava um novo capítulo em sua vida. Fiquei interessado em sua história, em acompanhar os seus próximos passos e descobertas e passei a segui-la, silenciosamente, sem fazer comentários, mas acompanhando os seus posts.

Em abril de 2016 ela publicou o post chamado “#LinkedIn13anos: e como ele mudou minha carreira“. Tenho a impressão que foi ali que as coisas tomaram um novo rumo para ela. Foi muito curioso acompanhar o que aconteceu depois. Em dezembro de 2016 a Flavia foi selecionada para entrar no Top Voices do Linkedin, que certamente foi um marco na sua virada de carreira. Agora, em 2017, ela foi vencedora do prêmio Digitalks. E não mais parou. Nesse minuto em que publico esse artigo a Flavia tem 555.896 seguidores no Linkedin, mais de 300 artigos publicados, suas palestras são disputadas, é professora universitária, está levando o curso “O que move o marketing pelo país” e é coautora do livro recém lançado “Disruptalks”. Curiosamente, o post que conta sua história de forma mais completa não está em seu LinkedIn, mas sim no blog da ACE. Chama-se “Pedi demissão para empreender: e tudo que aprendi nesse processo“.

Não faço aqui uma propaganda fortuita da Flavia, mas escrevo esse post como uma forma de agradecê-la por tudo que ela compartilhou ao longo do seu tempo… e continua compartilhando. Essa é uma história inspiradora, de aprendizados, de medos e conquistas. É uma pessoa que se abriu e decidiu contar publicamente a sua jornada. Por diversas vezes, ao ler as suas histórias no LinkedIn, eu me imaginei nas mesmas situações e pensei que eu teria tomado uma outra decisão em várias delas. Muitas vezes eu tinha uma visão diferente dela, e é aí que está a beleza de tudo isso: pensar diferente mas respeitar a diversidade de ideias, conceitos e decisões… e aprender com isso.

As vezes ficamos atrás de gurus e fórmulas mágicas para orientar mudanças em nossas vidas. Em vez disso, nós deveríamos conhecer histórias como a da Flavia, e tantos outros que verdadeiramente podem nos dar aprendizados e inspirações para fazer de nossas vidas algo mais conectado aos nossos anseios e propósitos. Na maior parte das vezes as melhores histórias estão próximas de nós, e não são protagonizadas por pensadores, líderes, executivos e celebridades. Amigos, colegas e pessoas comuns estão recheados de histórias de vida, repletas de ensinamentos e sabedoria.

Tomar a decisão de mudar o curso de nossas vidas não é uma meramente uma questão de coragem e ousadia, mas merece reflexão e planejamento. Faço essa espécie de homenagem a Flavia Gamonar como um agradecimento, desejando muito sucesso e que ela continue nos brindando com boas histórias. As mídias sociais são ótimas para compartilharmos experiências e conhecimento que ajudem as pessoas a se tornarem melhores seres humanos. Obrigado, Flavia.