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Intelig Telecom entra para o Cemitério das Marcas

  • Foto do escritor: Mauro Segura
    Mauro Segura
  • 3 de mai. de 2014
  • 6 min de leitura

Atualizado: há 2 dias


Intelig Telecom, um jeito novo de fazer comunicações. Disque 23.
Intelig Telecom, um jeito novo de fazer comunicações. Disque 23.


O Nascimento da Intelig: Bonari e "Um jeito novo de fazer telecomunicações"


No início do ano 2000 entrava em operação uma empresa que pretendia revolucionar as telecomunicações do Brasil. Antes do grande "début" ela usava o nome provisório de Bonari e vivia apenas nos noticiários dos jornais de negócios.


A empresa era resultado do consórcio formado pela norte-americana Sprint (atual T-Mobile), da francesa France Telecom (cuja marca comercial é Orange) e da britânica National Grid, vencendo a concorrência para instalação da empresa-espelho da Embratel no país.


Centro de Atendimento ao Cliente da Intelig Telecom
Centro de Atendimento ao Cliente da Intelig Telecom

A Campanha de Naming que encantou o Brasil


Em 1999, em uma surpreendente megacampanha publicitária, a Bonari convidou o povo brasileiro para escolher o seu nome comercial.


A nova empresa se apresentava como algo novo no mundo das telecomunicações no Brasil, se posicionando como uma empresa inovadora, leve, descomplicada e, principalmente, voltada para o cliente.


Dentro deste posicionamento, trabalhando junto a genial agência Talent, foi definido que o nome comercial da nova empresa seria escolhido pelos futuros clientes e usuários. Foi algo tão inovador que Phillip Kotler, uma das maiores autoridades em marketing no mundo naquela época, em suas palestras, citava o caso como um dos mais inovadores casos de estratégia de marketing que ele conhecia.

Vale lembrar que esta era uma fase de intensa privatização no segmento de telecomunicações no país. A Telesp foi comprada pela Telefonica (que depois virou Vivo), a Telerj pela Telemar (que depois virou Oi) e a Embratel, que foi adquirida pela MCI (dos Estados Unidos), apenas para citar alguns exemplos. Havia ainda a Brasil Telecom, Vésper e outros.


Simultaneamente, a internet despontava no Brasil, com grandes provedores de internet anunciando investimentos significativos, inclusive nos meios publicitários, como IG, Terra, BOL, Globo.com e UOL. Vale lembrar que naquela época o acesso a internet era somente por linha discada, não existiam smartphones e não havia redes sociais. A primeira rede social de grande alcance popular só foi surgir em 2004, que era o Orkut.


Uma das peças da campanha publicitária convidando os brasileiros para escolherem o nome da empresa, que seria Intelig Telecom
Uma das peças da campanha publicitária convidando os brasileiros para escolherem o nome da empresa, que seria Intelig Telecom


Deborah Secco, a Playboy e o Nome Vencedor


A campanha teve início em 15 de agosto de 1999, quando foi anunciado o código 23 e apareciam três super atrizes como garotas-propaganda, cada uma defendendo um dos nomes propostos pela empresa para serem votados, em ligações gratuitas, pelos seus futuros potenciais clientes.


Adriane Galisteu defendia o nome “Dialog”, Letícia Spiller representava o nome “Unicom” e Deborah Secco tinha o nome “Intelig”. Na época a empresa divulgava o objetivo de alcançar de 20% a 30% de market share no prazo de "alguns anos".


A campanha na TV durou três semanas, custou R$ 40 milhões (que na época equivalia a 22 milhões de dólares) e 900 mil pessoas telefonaram citando o nome de sua preferência. Foi um sucesso publicitário, de grande repercussão popular, já colocando a nova empresa em super evidência.


A vencedora foi Deborah Secco, oooops, o nome vencedor foi “Intelig”. O placar geral da disputa não foi divulgado, talvez para não ferir os sentimentos das três mulheres famosas e vaidosas, mas um fato pode ter feito toda diferença. Naquela mesma semana do lançamento da campanha chegava às bancas a edição histórica de aniversário da Playboy, com a Deborah Secco na capa. Esta se tornou a edição de maior tiragem e vendas da Playboy, até então. A artista vencia nas bancas e na TV.


Campanha publicitária da Intelig Telecom apresentando o nome e o seu "jeito novo de fazer telecomunicações"
Campanha publicitária da Intelig Telecom apresentando o nome e o seu "jeito novo de fazer telecomunicações"
Peça da campanha publicitária da Intelig Telecom que rodou nas principais revistas do país
Peça da campanha publicitária da Intelig Telecom que rodou nas principais revistas do país


O Time que construiu a Intelig: Criatividade e Ousadia


A Intelig surgiu com a promessa de ser uma companhia diferente e totalmente voltada para o cliente. Sua organização foi montada por talentos capturados de outras grandes empresas e já começou gigantesca. Eram profissionais diferenciados, super engajados, de cabeça aberta, competentes em suas funções, sonhadores e com espírito de dono. Internamente rolava um clima muito leve, de intensa colaboração e conexão, com muita iniciativa, autonomia e inovação. A Intelig era diferente por dentro e por fora.


Eu tive o privilégio de trabalhar na Intelig em seus dois primeiros anos de vida, liderando a área de marketing e sonhando junto com colegas de trabalho simplesmente formidáveis, que depois viraram amigos(as) para sempre.


Criatividade, intensidade, ousadia, inovação, rebeldia, dedicação, camaradagem, colaboração, cumplicidade, inspiração, competência e muitas outras boas características poderiam bem definir aquele time de marketing, formado por profissionais competentes, competitivos e impetuosos para fazer o sonho se tornar realidade.


Foi uma das mais experiências profissionais mais incríveis da minha vida. Até hoje tenho boas lembranças e sinto saudade daqueles dias que tinham muito mais de 24 horas, das popcorn meetings e do verdadeiro espírito de time que rolava ali... todos os dias!


Cabe dizer que nem tudo eram flores. A pressão por resultados era enorme. O tempo estava sempre contra nós. A batalha publicitária entre Intelig e Embratel tomou conta da TV, jornais e revistas, nos colocando no coração de todo esse processo.


Time de Marketing da Intelig Telecom: criatividade, ousadia, cumplicidade e intensidade
Time de Marketing da Intelig Telecom: criatividade, ousadia, cumplicidade e intensidade


O Sonho e os Desafios Gigantescos


A Intelig foi uma das maiores startups no Brasil no início dos anos 2000. Lembro que o budget de marketing de 2000 era da ordem de R$ 300 milhões (equivalente a U$ 150 milhões na taxa de câmbio da época).


Todos os números da empresa eram enormes, como por exemplo, o budget da área de engenharia, de valor aproximado de R$ 2 bilhões naquele mesmo ano.


O Dilema Corporativo vs. Mercado de Massa


Para uma empresa que já nascia gigantesca, nada como ter desafios também gigantescos. Logo no primeiro ano, a Intelig passou a conviver com uma indecisão crônica entre priorizar o mercado corporativo e o mercado de massa.


Apesar do planejamento estratégico apontar claramente para o mercado empresarial, a busca por resultados de curto prazo puxava os investimentos para o mercado consumidor. Além disso, ocorreram severas dificuldades no lançamento e na entrega dos primeiros produtos e serviços.


Independentemente disso tudo, a Intelig Telecom cresceu fortemente nos primeiros anos, ganhando market share e posicionamento nos mercados corporativo e consumidor.


Crises Internas e o Desalinhamento dos Sócios


Inesperadamente, surgiu um sério desalinhamento entre os sócios, que viviam sérias dificuldades em seus países de origem, como era o caso da France Telecom (que amargou prejuízos anuais em sua operação na França naquela época, chegando à ordem de bilhões de euros).


Intelig Telecom foi patrocinadora brasileira nas Olimpíadas de Sydney
Intelig Telecom foi patrocinadora brasileira nas Olimpíadas de Sydney
Peças publicitárias da Intelig Telecom fortalecendo o seu posicionamento de marketing
Peças publicitárias da Intelig Telecom fortalecendo o seu posicionamento de marketing
Peças publicitárias da Intelig fortalecendo o código 23
Peças publicitárias da Intelig fortalecendo o código 23
Peças publicitárias da Intelig Telecom com o famoso posicionamento; "Descomplique. Disque 23"
Peças publicitárias da Intelig Telecom com o famoso posicionamento; "Descomplique. Disque 23"

O Fim da Intelig e o Legado


Ao longo dos anos seguintes a sociedade não sustentou mais o sonho da Intelig e os sócios decidiram vender a empresa. O processo de venda foi lento.


Em 2009, a TIM adquiriu a empresa, porém optou por preservar a marca e manter a operação separada. E assim seguiu nos anos seguintes.


Dias atrás eu li no Valor que a TIM vai abolir a marca Intelig. Até então, estava sob a Intelig todo o portfólio de atendimento aos clientes empresariais de grande porte, que passa a ser incorporado à marca TIM.


A falecida continuará a existir apenas como pessoa jurídica. Seu código 23 de seleção de prestadora para chamadas de longa distância já havia sido devolvido à Anatel em 2012, quando passou a adotar o 41 da TIM. Depois a marca passou a ser divulgada como TIM/Intelig. Portanto, a desativação da marca não deve ser encarada como uma novidade.


Enfim, o destino da Intelig segue o destino de outras marcas que fizeram história como Varig, Kolynos, Banco Nacional, Vasp, Arapuã, Yopa e Manchete. São marcas que trazem boas lembranças, mas não existem mais.


Time de Marketing da Intelig Telecom: um time jovem, criativo, unido, competente e ousado.
Time de Marketing da Intelig Telecom: um time jovem, criativo, unido, competente e ousado.


Memórias de Quem Viveu a Intelig por Dentro


Nos dois primeiros anos de operação a Intelig teve grande destaque na mídia. Foi um dos maiores anunciantes do país. Como já dito, seus anúncios publicitários, criativos e combativos, impressionavam pela ousadia, linguagem e inovação.


No ano 2000, junto com a equipe de marketing, eu tive o privilégio de receber o prêmio Caboré, em nome da Intelig como o “Anunciante do Ano”.


Peça publicitária celebrando 10 milhões de clientes em apenas 6 meses
Peça publicitária celebrando 10 milhões de clientes em apenas 6 meses

Para registro da memória da empresa, compartilho um grande conjunto das peças de marketing da Intelig em seus dois primeiros anos. Acesse o álbum Intelig Marketing.


Veja também, a seguir, um dos filmes publicitários que mais gostei da história da Intelig. Um filme de inspiração, que até hoje me emociona pois traduz muito bem qual era a proposta e o espírito da marca em seus primeiros anos de vida.


Você lembra da Intelig? Deixe nos comentários sua memória favorita dessa marca que marcou época!


Filme publicitário da Intelig Telecom - Um jeito novo de fazer telecomunicações. Disque 23

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