Cheguei da caminhada de 220 quilômetros me sentindo feliz e realizado por ter superado o desafio. Poucos dias depois comecei a sentir alguns sintomas estranhos. Em pouco tempo o exame denunciou: era covid19. Tenho a convicção, apesar de não conseguir provar, que eu não fui infeccionado pelo coronavírus ao longo…
Ela olhou para mim, colocou a enxada de lado e sorriu. Eu não resisti e fui falar com ela. Foi assim que conheci a Dona Leocádia e o Chico, seu companheiro canino. Eu estava caminhando em uma estrada de terra batida que cortava grandes arrozais, em alguma localidade entre Santa…
Tive o privilégio de dar uma palestra sobre LIDERANÇA INOVADORA no Conexões Cargill. O objetivo foi compartilhar ações práticas para os líderes fomentarem inovação e…
É sempre bacana ler livros e revistas a respeito do potencial de uso das mídias sociais nas empresas. Infelizmente eles não falam muito das experiências…
Há 28 anos que sou gerente. Nesse tempo, independentemente do momento e da empresa onde trabalhei, é possível montar uma lista de perguntas que recebi…
No ano passado eu fiz um post meio azedo sobre o LinkedIn, quase um desabafo, comentando a queda do meu interesse pela rede. E dei algumas razões que me faziam sentir assim. Fui surpreendido com centenas de milhares de views e uma montanha de comentários, muitos alinhados com meu pensamento,…
Cada um de nós carrega uma máquina fantástica dentro da cabeça: o cérebro. É ali que as coisas acontecem. Nós acreditamos que estamos sempre no comando, que somos racionais na maior do tempo e que comandamos o nosso cérebro em nossas decisões, mas o que ocorre quase sempre é o…
Um artigo assinado por Jerry Muller na Fast Company, com o título “Our obsession with performance data is killing performance”, jogou uma luz em algo que vem me incomodando nos últimos tempos. Não é um assunto que converso rotineiramente, mas é uma percepção que não sai da minha cabeça. O…
Passei a minha vida fazendo planos para o futuro. Sempre falando que no futuro eu iria fazer isso ou aquilo, que trabalharia menos, que teria uma vida com mais satisfação pessoal e por aí vai. Isso até o ano passado, quando a minha esposa foi diagnosticada com um grave câncer…
O artigo “Sentados e observando” de Jonas Furtado, editor-chefe do Meio & Mensagem, diz que tem momentos na vida em que precisamos “sentar e observar”, não tomar nenhuma decisão da qual possamos nos arrepender depois. E conta uma história pessoal que marcou a sua vida. Ele conta a experiência vivida…
Ao longo dos anos a minha pele foi ficando mais enrugada, surgiram dores nas costas, fui perdendo o corpo esguio e os cabelos se tornaram brancos. Por fora, criei ferrugem. O tempo dosou a minha inocência, a impulsividade e o idealismo. Porém por dentro estou mais sábio, equilibrado, justo, tolerante…