Hype Cyle 2008

Hype Cyle 2008

150 150 Mauro Segura

O Gartner, que criou o conceito de Hype Cycle já comentado nesse blog (ver aqui), publicou em agosto um reporte apontando as 27 tecnologias emergentes que se destacarão nos próximos 10 anos. Muitas dessas tecnologias já não são tão novidades assim, já que são temas muito discutidos na mídia e dentro das empresas. Mas existem algumas novidades. Eis o link para o press release divulgado pelo Gartner.

Concordo quando eles falam que a tal web 2.0 (que muitos têm dificuldade de definir pragmaticamente do que se trata) está na fase da desilusão, até porque todos continuam ansiosos esperando pelas mirabolantes transformações tão prometidas pela chegada dessa nova tecnologia.

Vale a pena ver a figura abaixo que posiciona as tecnologias dentro da hype cycle em seus estágios de expectativa.

Mas o que me chamou atenção no reporte do Gartner foi o destaque para duas tecnologias que impactarão tremendamente a comunicação corporativa.

A primeira é a “Video telepresence”. Num mundo globalizado onde as barreiras geográficas vêm desaparecendo rapidamente, essa tecnologia vai sem dúvida mudar as coisas. Esse link no wikipedia impressiona pois mostra os impactos na sociedade.

A segunda é o “Microblogging”. O tradicional blog já é uma realidade, mas agora surge forte o “microblogging”, que nada mais é o que o próprio nome sugere, ou seja, os blogueiros “postam” pequenas mensagens, de maneira intensa e regular, falando sobre suas atividades, idéias e percepções. É quase o conceito do velho diário em papel que muitos adolescentes faziam antigamente. A grande diferença é que o antigo diário era algo pessoal e confidencial, guardado a sete chaves. O “microblog” é diferente, ele existe para ser público, para muitas pessoas ler e comentar. Enfim, vivemos novos tempos. O serviço mais conhecido é o twitter, que vem explodindo no mundo todo.

O importante de estudos como esse é sinalizar o que vem por aí e permitir que antecipemos as coisas. Uma evidencia inquestionável é o numero de tecnologias voltadas para colaboração.