Jean Paul Jacob e o Futuro

Dias atrás eu escrevi um post especulando sobre o futuro do livro de papel. Recebi vários emails falando “isso e aquilo” de mim. As pessoas têm dificuldade de imaginar o livro fora do papel. Mas falar o sobre futuro e quebra de paradgimas é sempre divertido.

Para mostrar como o futuro vem a galope, convido você a ver a entrevista que Jô Soares fez com Jean Paul Jacob, pesquisador emérito da IBM, em 1996. Pouquíssimo tempo atrás, né? Somente 13 aninhos.

Divirta-se com JP e Jô conversando sobre futuro.
Logo no início, o Jô pergunta para JP o que web representa no mundo da informática. Depois JP fala em ferramenta de busca. Lembro que o Google só nasceu em 1998. Eles também conversam sobre o futuro do livro. JP fala sobre o impacto da internet na vida das pessoas, tentando adivinhar o que vai acontecer nos anos seguintes. Enfim, a internet como conhecemos hoje ainda estava nascendo, era apenas uma criancinha, há pouco mais de uma década. Assistir esse vídeo nos dias atuais parece estranho.

Prá terminar, convido você a retornar ao presente. Veja AQUI uma boa matéria, publicada no Estado de Minas Online, que resume uma palestra dada pelo mesmo Jean Paul num evento recente em Minas Gerais.