Pular para o conteúdo

Menezes: O caçador dos usuários de redes sociais na empresa


Menezes, gerente da XYZ, ainda não estava convencido sobre aquele história de liberar o uso das mídias sociais dentro da empresa. Isso tinha acontecido havia alguns meses e, desde então, ele passou a ser um caçador implacável de possíveis desvios. Sendo uma empresa B2B, ele não entendia o motivo da XYZ permitir os funcionários de usarem as redes sociais.

Num belo dia, no seu tradicional estilo, ele entra na sala e começa a ver o que o pessoal estava acessando em seus computadores. Como gerente de vendas, ele entra no salão e pega 4 vendedores navegando em redes sociais.

— E aí Luis? O que você está fazendo aí olhando o twitter? – perguntou Menezes.

O jovem vendedor vira para o Menezes e responde:
— Você não viu o anúncio de hoje? Acabamos de lançar um produto espetacular. Estou postando aqui no twitter um post apontando para o nosso site. Quero que todos os meus seguidores saibam da novidade.

Menezes vira o rosto e encara um outro vendedor acessando o YouTube. De imediato ele responde:

— Menezes, é esse produto aqui ó! Você não viu o filme? A empresa já publicou isso no YouTube ontem.

Frustrado, Menezes se vira para o outro lado onde um dos vendedores está com o Facebook aberto.

— Aqui Menezes, veja só, estou mandando uma mensagem de Natal para um cliente que é meu amigo no Facebook. Acho mais bacana do que mandar um email. Tenho certeza que ele vai gostar e vai me retornar.

Num giro de 360o, Menezes descobre um outro vendedor com o Facebook aberto.

— Estou mandando uma mensagem para minha mulher dizendo que vou chegar mais tarde em casa. Tenho que trabalhar numa proposta hoje que vai dar muito trabalho. Pelo facebook é mais fácil. Eu não preciso de ficar de conversa pelo telefone, ganho tempo, e ainda não gasto telefone da empresa.

Decepcionado consigo mesmo, Menezes dá de costas e vai embora. Definitivamente ele ainda não entende essa nova realidade…