Métricas em Mídias Sociais

Falar em medição das mídias sociais é sempre polêmico. E é polêmico por um motivo muito simples: ninguém conhece esse assunto muito bem. Todos nós somos aprendizes de feiticeiro. Portanto, mente aberta e positiva é pré-requisito para início de qualquer conversa sobre o tema.

Ontem, ao ler o sempre excelente IDGNow, eu descobri um post interessante chamado “Como medir as mídias sociais? “. Acesse AQUI.

O interessante neste post é o vídeo apresentado, chamado “Measuring Social Media“, onde é apresentada uma proposta de medição para mídia social. É uma espécie de combinação entre quantidade e qualidade. Como sumariza o IDGNow, a fórmula é simples: Page views vezes visitas, mais tempo gasto, somado ao sentimento e ao ecossistema tem como resultado o ROI das redes sociais. E leia-se ROI como “Return on Influence” e não como “Return on Investment”.

Enfim, é uma proposta interessante pois tem conceitos interessantes. Convido você a ver o vídeo (em inglês).