O estudo global dos CMOs realizado pela IBM em 2011 apresentou que os maiores desafios dos líderes de marketing e comunicação no mundo estão conectados a 4 grandes tendências: – A EXPLOSÃO DE DADOS (BIG DATA); – AS MÍDIAS SOCIAIS; – O CRESCIMENTO DO NÚMERO DE CANAIS E DISPOSITIVOS; – UM NOVO CONSUMIDOR – INFLUENTE E COLABORATIVO.
Os CMOs, líderes de marketing e comunicação das empresas, de forma geral, não se sentem bem preparados para enfrentar os 4 desafios acima. Eu participei ativamente dessa pesquisa, tendo o privilégio de fazer ao vivo 16 entrevistas no Brasil, que contemplou mais de 1700 entrevistas em todo o mundo.
Desde 2011 a IBM realizou outras pesquisas e vários grandes eventos ao redor do mundo com CMOs. Aprendemos bastante nos últimos dois anos. Um time de consultores e especialistas em marketing mergulhou em estudar esse novo marketing que vem surgindo na sociedade atual e desenvolveu um “POV – Point of View” do “Futuro do Marketing”. E, uma das constatações, até evidente, é que o marketing é hoje uma disciplina completamente dependente de tecnologia.
Hoje lidamos com grandes volumes de dados, um enorme números de variáveis, clientes informados, colaborativos, que esperam um tratamento diferenciado e individualizado das marcas em que confiam.
Como prover uma experiência especial para cada cliente? Não dá mais para o marketing trabalhar como antigamente. Hoje o marketing precisa de tecnologia e sistemas para criar formas ágeis e confiáveis no relacionamento com seus clientes, entendê-los, automatizar a própria operação de marketing dentro da empresa e criar experiências únicas para os clientes em que cada momento de relacionamento deles com a empresa.
Não basta somente tecnologia, tem que ter pensamento sistêmico, metodologias e ferramentas. Estamos diante de um novo mundo do marketing.
O POV sobre o Futuro do Marketing aponta 3 grandes pilares:
1- ENTENDER CADA CLIENTE COMO UM INDIVÍDUO
2- CRIAR UM SISTEMA DE RELACIONAMENTO QUE MAXIMIZE A GERAÇÃO DE VALOR A CADA INTERAÇÃO
3- DESENVOLVER A CULTURA E A MARCA PARA QUE SEJAM AUTÊNTICAS
1 O Cliente não quer mais ser tratado como alguém pertencente a uma classe ou a um grupo de pessoas que pensam parecido. Ele quer ser tratado como um indivíduo, único, com singulares pensamentos, desejos e necessidades. Como capturar e entender os seus hábitos de forma que possamos conhecê-lo melhor e prever os seus próximos passos e necessidades? Como fazer isso de forma massiva? Como alcançar esse “nirvana” quando se tem milhares ou milhões de clientes? Empresas munidas de forte capacidade analítica são capazes de melhor prever a próxima oferta, ação ou necessidade para cada cliente.
2 O Cliente conversa com a empresa por múltiplos canais, nas mais diferentes formas, horários e interações. Como criar um sistema de relacionamento com o Cliente para que ele tenha uma experiência diferenciada em cada interação? Como criar uma experiência única em cada contato? Empresas que pensam sistemicamente são capazes de fazer a oferta certa, no ponto de contato certo e no momento certo – e ainda desenvolver um melhor relacionamento do cliente com a marca.
3 No passado, quando alguém tinha uma experiência negativa com uma empresa, apenas esse indivíduo sentia. Hoje ele pode contar para todo mundo… na mesma hora. Os profissionais de marketing sempre foram os responsáveis pela promessa da marca. Agora, temos de prestar a mesma atenção a todos os funcionários e a todos os membros de nossa rede de fornecimento e distribuição – cada um deles passou a ser um ponto de interação. Em um mundo de transparência total, essa tarefa está em uma escala muito diferente. Precisamos criar empresas genuinamente excelentes e, portanto, excelentes marcas. E isso começa pela cultura. Todos os dias, milhões de ações direcionadas pela nossa cultura influenciam o que os outros pensam da nossa marca. Participando das redes sociais e desenvolvendo relacionamentos genuínos, a nova profissão de marketing elimina as diferenças entre a promessa da marca e o que ocorre na vida real. Como reforçar e aumentar o valor da marca de forma a criar um relacionamento realmente genuíno com o cliente?
O ProXXIma, um dos principais eventos voltados para a comunidade de marketing do país, ocorre nos dias 8 e 9 de maio. Eu estarei lá, no dia 8, apresentando “O Futuro do Marketing” às 14h30, na sessão de Garage.
Mas não é só isso, o mais legal será o painel que teremos em seguida com 4 importantes líderes de marketing do país para discutir como eles estão fazendo, hoje, “o futuro do marketing” em suas empresas. Já agradeço antecipadamente a participação da Cristina, Marcelo, Mônica e Pedro nessa discussão. Estou entusiasmado com isso. Imperdível !!!
Monica Gregori – Diretora de Marketing e Comunicação da Natura
Pedro Guasti – VP de Marketing Intelligence do Buscapé Cristina Paslar – VP de Marketing da Mastercard Marcelo Miranda – Diretor de Marketing da Sky