O relatório “Social Networks vs. Management” da Manpower, publicado no primeiro trimestre de 2010, foi amplamente divulgado pela mídia e muito repercutido nos blogs. No entanto, a grande maioria se concentrou nos números (que são sempre legais de se ver), deixando de destacar uma parte do conteúdo do reporte que lista a capacidade das mídias sociais de atacar as “dores” que toda empresa sofre.
Em relação aos números, vale destacar: – O estudou pesquisou 34.400 funcionários de empresas no mundo; – Apenas 20% das empresas pesquisadas tem uma política definida para uso de mídias sociais, e deste grupo, 63% dos funcionários dizem que tal política ajuda a evitar perda de produtividade no uso das mídias; – Apenas 4% das pessoas consultadas disseram que a reputação da empresa foi afetada negativamente pelo uso de mídias sociais.
O estudo comprova duas situações já conhecidas. A primeira é que muitas empresas ainda se lançam nas mídias sociais sem definir uma política ou estratégia. A segunda é que, na prática, o potencial de risco à reputação para as empresas é bem menor do que as pessoas imaginam.
Mas o mais legal do reporte é o excelente sumário que a Manpower apresenta para o uso de mídias sociais nas empresas. Consulte o reporte AQUI pois alguns exemplos de empresas são citados.
O uso das mídias sociais nas empresas pode gerar: – Ganho de produtividade; – Aumento da colaboração; – Compartilhamento de conhecimento, ideias e práticas; – Aumento da inovação aberta e espontânea; – Maior engajamento e alinhamento dos funcionários; – Melhoria no processo de recrutamento e seleção: – Novos recursos para marketing, comunicação e relações públicas; – Melhor suporte à operação da empresa em casos de desastres e emergências; – Motivação para os funcionários inovarem e contribuírem com ideias; – Descoberta de novos talentos e “experts”; – Criação de senso de comunidade; – Maior envolvimento e participação dos funcionários na estratégia, objetivos e “grandes temas” da empresa.
Mas não são somente as possibilidades acima apontadas pelo relatório que podem ser alvancadas pelo uso das mídias sociais nas empresas. No post “Dez razões para sua empresa ter uma rede social“, publicado em março de 2009, eu já apontava outras possibilidades, como por exemplo: – Quebra da barreira hierárquica; – Quebra da barreira geográfica; – Comunicação direta sem intermediários; – Criação de identidade pessoal; – Criação de referências; – Transparência e política de portas abertas.
Quer saber? Eu ainda não entendi o que as empresas estão esperando para entrar nessa.