Pular para o conteúdo

Rádio VIAPAR – A rádio na Comunicação Interna Corporativa

Como já escrevi em post anterior, eu participei do 9º. Mix de Comunicação de Aberje recentemente e um dos casos apresentados me impressionou bastante. Na verdade não era uma novidade, já que a Rádio VIAPAR ganhou em outubro de 2008 o prêmio Aberje na categoria “Comunicação e Relacionamento com o Público Interno”, onde disputou com “O Boticário”, HSBC, Carrefour, Vale, Fiat e Petrobras. Ou seja, briga de cachorro grande.

Na empresa onde trabalho a gente tem discutido a implementação de uma rádio como veículo de comunicação interna. Essa discussão já leva dois anos pois a gente sempre esbarra em obstáculos que julgamos complicados. O caso da VIAPAR jogou por terra muitas das complicações que imaginávamos existir e me desafiou a repensar o projeto da rádio para a empresa.

O caso foi apresentado por Marçal Siqueira no 9o. Mix.

Se você estiver com preguiça de ler todo esse post, então vai logo pro final para não deixar de ver o excelente vídeo que mostra tuuuudo a respeito do projeto.

Quem é a VIAPAR?
A VIAPAR – Rodovias Integradas do Paraná – nasceu em 1997, como resultado da privatização de algumas rodovias do Estado do Paraná. A VIAPAR é responsável por 548 quilômetros de malha viária e a sua concessão é de 24 anos. A empresa tem seis praças de arrecadação e sete bases operacionais, sendo que seis ficam junto às praças. São 600 funcionários, cuja maioria está localizada nas praças de pedágio.

Eles tinham um desafio enorme: como criar um canal de comunicação mais efetivo do aqueles já existentes? Como endereçar os funcionários que ficam nas praças de pedágio e nas bases operacionais em turnos de 6 horas, numa operação 24 x 7 (24 horas por 7 dias) ?

Antes da implementação da rádio, a empresa já possuía veículos de informação como murais (sistema bolsão que muda semanalmente), intranet, revista bimensal e uma newsletter que é enviada toda sexta-feira com dois ou três notícias/informações importantes.

A decisão foi criar uma rádio: a Rádio VIAPAR.

Parece complicado? Difícil? Caro? Marçal Siqueira diz que não.

Foi um investimento de R$ 17 mil em hardware e software. A rádio não é transmitida pelo ar, ela é transmitida por fibra óptica (é o meio usado para o som chegar até as praças de arrecadação e bases operacionais) e o estúdio está instalado na Assessoria de Comunicação, na sede da VIAPAR. Portanto ela não é uma rádio pública e não está submetida às normas do DENTEL. A rádio não tem fins comerciais.

O resumo é: a rádio fica num computador, gerenciado por um software simples e todo conteúdo é transmitido por cabo via rede interna da empresa para as localidades.

A rádio, que funciona 24 horas, conseguiu diminuir as distâncias e dar rapidez à transmissão da informação. A programação contém muitas sessões, eis alguns exemplos: Fale com a Diretoria, em que os colaboradores enviam perguntas para serem respondidas pelos executivos da empresa; Política da Empresa, quando a empresa divulga orientações importantes; Boletins de Correspondentes; Pedidos Musicais e Entretenimento, com resumos de novelas e outros temas. Isso tudo permeado com muita música. A rádio mistura momentos de descontração com informação educativa e orientativa. É um canal de comunicação direta da diretoria com os funcionários. Os funcionários gravam vinhetas, mandam recados e colaboram na programação.

Também foi criado um estúdio móvel que vai nas localidades e faz o programa com a contribuição dos funcionários do local.

O caso ficou conhecido. Uma pesquisa interna mostrou 96% de satisfação. O projeto ganhou prêmio na Aberje, virou notícia nas revistas Você SA e Exame, além de ter sido destaque em alguns noticiários da TV, como uma matéria interessante na TV Record.

Enfim, a Rádio VIAPAR virou referência e merece ser estudada se você tem interesse em implementar um projeto de rádio em sua empresa. A experiência deles prova que um projeto de rádio precisa ser altamente colaborativo, com os funcionários participando intensamente do projeto. Ninguém quer uma rádio com mensagem corporativa burocrática e chata.

Não deixe de ver o excelente vídeo abaixo que mostra a rádio em detalhes. É um vídeo que fará você entender o projeto por completo. Acesse aqui ou veja abaixo.

Rádio VIAPAR – A Integração sempre em Primeiro Lugar