Três rankings. A conclusão é sua.
As marcas mais valiosas do Brasil, segundo a Interbrand : 1- Itaú – R$ 19,0 bi 2- Bradesco – R$ 14,0 bi 3- Banco do Brasil – R$ 11,8 bi 4- Skol – R$ 9,4 bi 5- Petrobras – R$ 8,7 bi 6- Natura – R$ 7,5 bi 7- Brahma – R$ 7,2 bi 8- Antartica – R$ 3,1 bi 9- Vivo – R$ 2,6 bi 10- BTG Pactual – R$ 1,9 bi
As marcas mais valiosas do Brasil, segundo a BrandZ Top50, da Brand Analytics e Millward Brown : 1- Skol – R$ 7,1 bi 2- Bradesco – R$ 4,2 bi 3- Brahma – R$ 3,8 4- Itaú – R$ 4,0 bi 5- Petrobras – R$ 3,3 bi 6- Sadia – R$ 2,5 bi 7- Natura – R$ 2,2 bi 8- Antarctica – R$ 1,1 bi 9- Ipiranga – R$ 1,1 bi 10- Bohemia – R$ 1,1 bi
Os maiores anunciantes de 2013 no Brasil, segundo o IBOPE : (investimentos em publicidade de jan a dez/2013): 1- Unilever – R$ 4,6 bi 2- Casas Bahia – R$ 3,4 bi 3- Genomma – R$ 2,5 bi 4- Ambev – R$ 1,7 bi 5- Caixa – R$ 1,7 bi 6- Petrobras – R$ 1,4 bi 7- Hypermarcas – R$ 1,2 bi 8- Volkswagen – R$ 1,2 bi 9- Telefonica (Vivo) – R$ 1,2 bi 10- Reckitt Benckiser – R$ 1,1 bi
Achou estranho aparecerem no ranking acima nomes como Hypermarcas, Genomma e Reckitt Benckiser ? Então clica em cima do nomes deles para entender de que marcas estamos falando.
Os dois rankings das marcas mais valiosas têm critérios e metodologias completamente distintos. A metodologia da Interbrand é muito mais holística, analisando diversos aspectos e valorizando ao máximo o valor financeiro da marca. Já a BrandZ está baseada em milhares de entrevistas com consumidores que eles conduzem. A minha percepção é que o ranking BrandZ está mais conectado às consequências e aos efeitos da publicidade. Os números gigantescos impressionam.