Saiu o Global Social Media Check-up 2012. O estudo confirma que as empresas estão entrando mais fundo nas mídias sociais.
O estudo examinou o uso de mídias sociais em Fevereiro de 2012 pelas 100 Top Global Companhias da Fortune, a saber: EUA: 29 empresas, Europa: 45 empresas, Ásia-Pacífico: 23 empresas e América Latina: 3 empresas.
A grande maioria das empresas (87%) está usando pelo menos uma plataforma de mídia social.
Nunca as empresas tiveram tantas contas nas plataformas sociais como agora. O estudo apresentou a seguinte média: 10,1 contas no Twitter; 10,4 contas no Facebook; 8,1 contas no YouTube; 2,6 no Google Plus e 2,0 no Pinterest.
74% das empresas pesquisas têm, pelo menos, uma página no Facebook
93% das páginas corporativas no Facebook são atualizadas diariamente
48% da empresas já tem contas no Google… e 25% têm contas no Pinterest
Cada página corporativa no Facebook tem 6.101 pessoas participando.
79% das empresas pesquisadas tem canais no YouTube, o que eu acho sensacional. É um número de crescimento vertiginoso, já quem em 2011 esse índice era 57%.
82% das 100 companhias têm, pelo menos, uma conta no Twitter. Cada empresa foi mencionada, em média, 55.970 vezes no Twitter em 1 único mês.
Não surpreende que o Twitter ainda seja o canal mais usado pelas empresas, já que é o mais fácil de ser implementado, operado, controlado e menos exigido em termos de investimentos de recursos e dedicação. É um canal bom para experimentação e para os primeiros passos, apesar que blogs, Facebook, Google Plus e YouTube são canais muito mais poderosos e interessantes para quem deseja realmente criar estabelecer diálogo e criar engajamento.
As empresas estão correndo atrás para desenvolver engajamento. 79% das contas corporativas no Twitter realizaram retweets e @-mentions, e 70% das páginas corporativas no Facebook responderam comentários nos seus murais e timeline.
O mais legal do estudo é a verificação de 4 fatos, que até o ano passado eram apenas tendências: – As empresas estão investindo forte nas mídias sociais, levando a sério; – Elas abraçaram a criação de conteúdo de valor; – Estão procurando desenvolver diálogos e relacionamentos; – E entenderam que os diversos canais de mídias sociais se complementam, que cada um pode ter um papel diferente, mas devem coexistir e se somar.
Os consumidores, clientes e cidadãos estão entendendo isso. Desde 2011, o número médio de seguidores por conta no Twitter quase triplicou. Pulou de 6.076 para 14.709. No Facebook, o número médio de “Likes” por empresa aumentou 275% desde 2010, pulando para 152.646 “Likes” em 2012. Tudo isso num único mês.
Na minha opinião, o crescimento acelerado do uso do YouTube é a melhor notícia da pesquisa.
Acesso o estudo nesse LINK e/ou veja a apresentação abaixo. Vale a pena.