Em 2010, a IBM conduziu um estudo global com líderes de marketing e comunicação em todo mundo. O estudo mostra um retrato interessante das prioridades e ansiedades que rolam nas cabeças dos mais de 1.700 líderes que participaram da pesquisa. Foram 56 no Brasil. A pesquisa também mostrou as contradições e paradoxos que nós, gestores de marketing e comunicação (sim! eu também sou um deles!), convivemos em nosso dia a dia.
Como coordenador e condutor do projeto no Brasil, eu gravei um vídeo de 10 minutos onde tive a ousadia de tentar sumarizar os principais pontos do estudo. Caso não tenha tempo de ler o estudo impresso, o vídeo pode dar uma bela ideia do projeto.
Como acontece na maioria dos estudos mais completos, os pesquisadores apresentaram as recomendações para que os líderes de marketing e comunicação nas empresas tenham sucesso. Basicamente elas estão divididas em 3 partes principais: como criar relações de maior valor com os clientes, como tornar estas relações duradouras e como medir as ações de marketing e comunicação.
CRIANDO RELAÇÕES DE MAIOR VALOR COM OS CLIENTES – Crie valor para os clientes como indivíduos – Invista na análise dos conteúdos gerados pelos consumidores, como blogs, tweets e redes sociais – Utilize tecnologias de análise de dados não estruturados para reconhecer preferências e demonstre este conhecimento em todos os canais – Busque sinergia com TI para a adoção de novas tecnologias – Trate adequadamente as informações pessoais de seus consumidores
FAZENDO COM QUE ESTAS RELAÇÕES SEJAM DURADOURAS – Invista nos novos canais digitais para estimular diálogos com clientes atuais e potenciais – Crie novas formas de se relacionar e use incentivos tangíveis para atrair seguidores – Esteja engajado com seus clientes em todos os estágios do seu ciclo de vida – Construa comunidades online e offline para fortalecer sua marca – Ajude a empresa a definir e promover os atributos que a tornam única – Trabalhe e influencie o nível executivo para garantir que os valores da empresa sejam percebidos externa e internamente
MEDINDO O RESULTADO DAS AÇÕES – Faça uso de novas ferramentas e técnicas avançadas de análise para produzir métricas mais contundentes que suportem o processo de decisão de marketing – Ajuste o mix de talentos de sua organização, com atenção para as habilidades analíticas, financeiras e o conhecimento digital, e considere buscar parceiros para completar este mix – Expanda você mesmo os seus horizontes. Seja exemplo para o seu time.
Não deixe de acessar o ESTUDO. Vale a pena!!!