Eu não gosto muito de olhar o passado, mas muitas vezes ele sinaliza coisas interessantes. Em Abril de 1991 o programa Fantástico veiculou uma matéria mostrando como o computador iria revolucionar a vida das pessoas. Relembrar algumas das previsões é surpreendente, pois em duas décadas o avanço foi muito além do que o programa apresenta. A matéria também cita a Fenasoft, que na época era uma grande feira para venda de produtos de informática (era assim que chamávamos a tecnologia da informação na época) diretamente ao consumidor.
Veja que a matéria fala muito do equipamento computador, mas em nenhum momento cita a internet que naquela época era praticamente desconhecida de todos. Também nada foi falado da tecnologia celular ou transmissão sem fio.
Passados 20 anos, a grande revolução digital só deslanchou depois que a internet e a transmissão sem fio se tornaram viáveis comercialmente. Foram elas os grandes impulsionadores para a explosão digital em nossas vidas. Do que serve hoje um computador desconectado da rede? Hoje vivemos um novo momento. Estamos no início do ciclo chamado “social business”, que vai nos levar a um novo patamar digital, numa nova onda de transformação da sociedade.
Não deixem de ver esse vídeo de 6 minutos até o final. Foi apenas há 20 anos atrás. Imagine os próximos 20 anos.
Texto e vídeos publicados no blog da CRN