Uma Festa da Pesada em 40 mil fotos

Texto meu publicado no blog Foco em Gerações que reproduzo abaixo.

Uma das evidentes características da geração Y é a vontade de registrar tudo que acontece em suas vidas. É fotografia digital, podcast, redes sociais, blogs, twitter, etc, etc, etc. Enfim, todos os segundos são documentados de alguma forma e compartilhado. Esse novo comportamento já começa a provocar mudanças significativas nas relações humanas.

O caso que vou narrar ocorreu poucos meses atrás. Soube dessa história no mês passado e acho que ela ilustra como a tecnologia vem mudando as coisas e a sociedade, além de ser divertida, apesar de trágica.

Em maio de 2009, um dormitório da New York University pegou fogo durante uma festa de adolescentes. A polícia de New York descobriu a origem do incêndio após analisar as evidências contidas em 25 iPhones, 15 Blackberries. 10 câmeras de vídeo e 40 câmeras digitais. Todos esses equipamentos foram obtidos com os estudantes que participaram da “festinha”. Com esse acervo nas mãos, a polícia reconstruiu todo o evento a partir das mais de 40 mil fotos (e filmes) encontradas nos dispositivos eletrônicos. Um adolescente “maria fumaça”, de 22 anos, chamado Danny Gordon foi o causador do incêndio. O cara fumou a noite toda e aí… bem, veja o filme e descubra o mistério desse evento.

Preste atenção no vídeo. Veja a seriedade com o que o detetive narra os acontecimentos versus o clima da festa. Fique atento quando o detetive comenta o número de fotos em que o jovem incendiário aparece portando o cigarro nas mãos.

Por favor, não deixe de ir até o final do vídeo. Entre na festinha. Sinta o clima da “party”. Veja a reação da rapaziada ao saber que estava rolando um incêndio. A festa foi da pesada. Pena que eu estava no Rio nessa noite.

Police Slog Through 40,000 Insipid Party Pics To Find Cause Of Dorm Fire