Pular para o conteúdo

Walmart e seus números – Comunicação para mais de 2 milhões de funcionários

E se alguém chamasse você para comandar a área de comunicação externa e interna do Walmart?

O Walmart divulgou os resultados do seu último ano fiscal. Os números sempre me surpreendem. As vendas totais do Walmart em 2009 foram de US$ 405 bilhões. A divisão internacional do grupo (onde se inclui o Brasil) terminou o ano fiscal com vendas de US$ 100 bilhões. Ou seja, o Walmart é a maior empresa privada do planeta.

Olha o abacaxi!! Em 2009, pela primeira vez em sua história, o Walmart obteve queda nas vendas trimestrais nos USA. Por outro lado, a empresa apresentou bom crescimento fora do país no mesmo período.

O Walmart tem mais de 8 mil lojas no mundo, opera com 53 marcas diferentes, em 15 países. Para operar essa máquina, a empresa é o maior empregador do mundo. Tem 2,1 milhões de funcionários. Espera, espera, pois vou repetir: O Walmart tem mais de 2 milhões de funcionários !!!!!!!

A marca Walmart é a marca de maior valor do planeta, segundo reporte publicado dias atrás pela Brand Finance.

Falando de Brasil…

No país, o Walmart tem mais de 80 mil associados (é assim que eles chamam os funcionários), distribuídos em mais de 400 lojas, em mais de 100 cidades brasileiras e em 4 regiões: Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Mais de 60% dos funcionários têm menos de 30 anos e com uma grande diversidade cultural em função da dispersão geográfica por todo país. O Walmart trabalha com 9 bandeiras diferentes: Wal-Mart, Sams Club, Bompreço, Big, Hiper, Mercadorama, Nacional, Maxxi e Todo Dia.

Em 2009, o grupo inaugurou 91 novas lojas, de vários formatos, somente no Brasil!!

O presidente do Walmart Brasil anunciou um plano agressivo de investimento no país. Disse que vai investir acima de R$ 2 bilhões em 2010, que pretende abrir mais de 100 lojas e que vai contratar 10 mil pessoas. Isso dá 1 loja aberta a cada 3 dias!!! E quase 30 funcionários novos contratados por dia!!!! Incluindo sábado e domingo.

A questão é que a maior empresa do planeta também deve ter os maiores desafios de comunicação. Imagine o número de problemas que eles têm que lidar no dia a dia.

Veja esse exemplo. No ano passado, dois jovens americanos criaram um blog despretencioso chamado People of Walmart (www.peopleofwalmart.com). O propósito era publicar fotos de pessoas “estranhas” que frequentam as lojas do grupo nos USA. A brincadeira bizarra virou febre no país e o site se tornou um dos sites mais acessados. O número de pessoas colaborando aumenta todo dia. Veja mais detalhes no blog CoffeeBreak e acesse o site People of Walmart, é divertido, quase que não dá para parar de navegar.

E então? Como o Walmart deve lidar com essa situação? Difícil, né? Certamente este tipo de desafio não é um caso isolado. Tal situação faz parte das novas regras de jogo no mundo da comunicação corporativa.

E então?? Dá para encarar a comunicação da maior empresa privada do planeta, que tem a maior força de trabalho e a marca mais valiosa do mundo???