Um mapa da sua rede profissional

  • carreira

Você já imaginou fazer um mapa do seu ecossistema profissional? Eu estou falando das pessoas com quem você se relaciona no dia a dia no ambiente de trabalho, dos seus colegas de profissão, ex-colegas da escola que hoje progridem na carreira e outros profissionais dentro de sua categoria profissional. Podem ser pessoas também de outras áreas, daquela área que você tanto almeja. Tenho vários colegas que aspiram mudar de carreira, de empresa, de cidade e por aí vai, mas faltam conexões que possam servir de ponte ou atalho para tal empreitada.

Um dos passos fundamentais para a construção de uma carreira de sucesso é constituir uma boa rede de relacionamentos. Das redes sociais mais conhecidas, não existe dúvida que o LinkedIn é a mais avançada nesse contexto. O grande dilema é que na maioria das vezes você vai fazendo conexões, as vezes partindo de você, outras vezes recebendo convites, mas em nenhum momento você tem uma visão holística dessa sua rede de relacionamentos. A tendência natural é que o “grande pedaço” da sua rede fique confinado na empresa onde atualmente trabalha. Mas, diz o manual, que quanto maior e mais diversa for a sua rede, mais articulações você será capaz de desenvolver para ajudar no crescimento e desenvolvimento de sua carreira. Enfim, esse é o conceito.

Conto tudo isso para vender um peixe para você. Estou falando do LinkedIn Maps. É uma ferramenta bem legal, fácil de usar e que vai construir facilmente um mapa da sua rede profissional. O mapa vai ajudar você a entender algumas coisas, entre elas se você tem boas conexões com o mercado, especialmente com outras pessoas que levarão você para outras redes. Uma das coisas legais é que o mapa evidencia as pessoas do seu relacionamento que são verdadeiros “hubs”, ou seja, aqueles que têm conexões poderosas e tocam ao mesmo tempo em várias pessoas do seu relacionamento e fora dele. Enfim, construa o seu mapa e estude ele. Acho que você poderá tirar alguns aprendizados interessantes.

O mapa abaixo é o meu mapa. Mas será muito mais divertido e interessante tentar o seu AQUI. Você vai gostar.