top of page

Como as organizações chamam seus colaboradores


As organizações estão muito preocupadas no desenvolvimento da cultura corporativa e no engajamento dos funcionários na estratégia e nos objetivos da empresa. Criar senso de pertencimento e orgulho parece ser algo importante para tais organizações. Isso vale para empresas centenárias como a IBM e até organizações mais “jovens” como o Google. Pertencer a essas empresas é algo muito especial, é quase fazer parte de uma família.

Veja como determinadas empresas chamam seus colaboradores em sua comunicação interna:

Quem trabalha na Petrobras é Petroleiro; Quem trabalha na Embratel é Embratelino; Na Editora Abril é Abriliano; Na IBM é Ibmista; Na Promon é Promoniano; Na Embraco é Embraqueano; Na Camargo Corrêa é Camargueiro; Na Marcopolo é Marcopolino; Na Motorola é Motorolano; Na Accenture é Accenturiano; Na Senac é Senaquiano; Na Rossi é Rossiano; Na Algar é Algariano; Na PepsiCo é PepsiCano; Na Embrapa é Embrapiano; Na agência de comunicação Inpress é Inpressionante; Na Avaya é Avayano; Na Ogilvy&Mather é David, em homenagem ao fundador da empresa David Ogilvy.

Já algumas empresas não adotam nomenclatura em português e usam aquela praticada no mundo, como:

Os que trabalham na Danone são Danoners; E no Google são Googlers.

Muitas vezes não existe uma nomenclatura adotada formalmente pela empresa, mas acaba surgindo uma outra informalmente usada pelos funcionários e que circula nos corredores da empresa, como por exemplo:

Quem trabalha na PDG é chamado de Pdgeiro; Na L’Oreal é L`Orealista; Na Unimed é Unimediano; Na Tetrapak é Tetrapakito; Na Mapfre é Mafreano.

Em muitas empresas não se usa tais nomenclaturas.

Os que trabalham na Oi, Natura, HP e Contax são chamados de Colaboradores; A Vale chama de Empregados; A Cyrela adora falar que os Colaboradores pertencem a “Família Cyrela”. E o Banco Central chama de Servidores do BC

Ahh… na Algar, além de serem Algarianos, eles também se tratam como Associados.

Enfim, cada organização com seu jeito e estilo.

Pesquisa realizada pelo autor e publicada na revista Você SA em nov/2012

Assine o blog

Obrigado(a)!

bottom of page