A Burson-Marsteller acaba de publicar um estudo muito legal chamado “The Global Social Media Check-up“.
O estudo informa que das 100 maiores empresas globais da Fortune, 65% têm contas ativas no Twitter, 54% têm páginas no Facebook, 50% têm canais no YouTube e 33% têm blogs corporativos.
79% das empresas usam pelo menos uma plataforma de mídia social: Twitter, Facebook, YouTube ou blogs. Mas apenas 20% usam as 4 plataformas simultaneamente.
O reporte é bem fácil de ler e tem dados interessantes. É legal ver o perfil das regiões. O estudo afirma que as empresas não estão apenas divulgando informações, existe uma preocupação evidente em estabelecer diálogos e eles estão realmente acontecendo. Milhares de pessoas seguem as empresas no Twitter ou nas redes em busca de informações e novidades sobre produtos e promoções, dar feedback e se relacionar com o “customer service”.
Existem dados exclusivos sobre o Brasil. Leia e compare com as outras regiões.
Tem uma coisa que eu gostei muito no estudo. Ele evidencia uma tendência que eu já tinha percebido no mercado, mas não tinha como comprovar. O documento diz que as empresas estão mais ativas na mídias sociais do que em seus blogs corporativos. Isso mostra que muitas empresas decidiram entrar direto no Twitter (principalmente nele) ou nas redes sociais antes de experimentar um blog. A príncipio, dá menos trabalho colocar a empresa no Twitter ou criar um canal no YouTube do que criar e manter um blog corporativo. Acho que esta é uma tendência irreversível.
Por outro lado, o estudo afirma que existe muita participação via comentários dos stakeholders nos blogs das empresas pesquisadas. E cita um exemplo. Apenas 11% dos blogs das empresas americanas receberam um post no último mês, no entanto, 90% dos blogs com posts receberam comentários de seus stakeholders. Isso mostra claramente a vontade de dialogar. Por isso é muito importante incluir blogs na estratégia de mídia social da empresa. Uma única ferramenta de mídia social não é suficiente. A empresa que deseja implementar uma estratégia eficaz de comunicação precisa trabalhar com uma diversidade de ferramentas de mídia social.
E o documento termina com 9 excelentes dicas, que não podem ser negligenciadas, para quem vai implementar uma estratégia de mídias sociais. Estas dicas já valem o documento!! É obrigatório ir nas páginas 11 e 12 para ver os detalhes dessas recomendações de ouro.
São elas: 1- Monitor Your Own — And Competitors — Social Media Presence. 2- Get Top Management “Buy In.” 3- Develop a Social Media Strategy. 4- Define and Publish a Social Media Policy. 5- Develop Internal Structure. 6- Contribute to the Community. 7- Participate in Good Times and in Bad. 8- Be Prepared to Respond in Real Time. 9- Beyond Monitoring, Measure the Impact of Social Media Engagement.
Enfim, vale ler o estudo “The Global Social Check-up” por inteiro.