Liderança Inovadora – como fomentar inovação e criatividade no ambiente de trabalho [VIDEO]
- Mauro Segura
- 22 de out. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: há 3 dias
O Desafio da Liderança na Era da Transformação
Tive o privilégio de dar uma palestra sobre LIDERANÇA INOVADORA no Conexões Cargill. O objetivo foi compartilhar ações práticas para os líderes fomentarem inovação e criatividade no ambiente de trabalho.
O vídeo de 37 minutos, no final desse artigo, apresenta os “melhores momentos” da minha conversa.
Todas as organizações falam muito na transformação das suas equipes de trabalho, mas será que elas estão focando no que realmente importa? Qual é o papel da liderança nesse momento de transformação das empresas?
Essa discussão nos leva a uma necessária ressignificação do papel do líder, que deixa de ser apenas um gestor de tarefas para se tornar um arquiteto de ambientes onde a criatividade e um senso de propósito coletivo possam florescer.
Na conversa com o time de liderança da Cargill, eu pude levar pontos para incendiar o debate, como uma profunda necessidade de criarmos alternativas para uma força de trabalho mais diversa, de nos envolvermos diretamente com que os funcionários consomem em termos de conteúdo e com quem eles vêm desenvolvendo relações.
O Paradoxo da Transformação e a Fórmula da Inovação
É preciso aumentar o arsenal de conhecimento de cada um de nós. Aqui falo de skills, experiências, ambição, coragem e diversidade. Como fazer isso nas pequenas atitudes do dia a dia? Como os líderes podem ajudar seus liderados nessa jornada?
Por que a Diversidade é o Combustível da Criatividade
Precisamos trabalhar com pessoas diferentes, que possuem culturas diferentes, com perspectivas diferentes, que viveram trajetórias diferentes e por isso trazem soluções diferentes.
Se trabalhamos com pessoas parecidas com a gente, as perspectivas serão as mesmas, com trajetórias similares, que acabam resultando em soluções iguais.
Do Especialista ao Profissional Híbrido: Removendo o Carimbo
Como líderes nós temos que ser obsessivos em provocar nas pessoas uma carreira mais horizontal, para colecionar experiências múltiplas, juntar conhecimento e nos tornarmos em profissionais híbridos, combinando especializações e nos credenciando para novas missões dentro das empresas. Este é um caminho poderoso para que cada um encontre um propósito mais amplo em sua trajetória profissional, indo além da especialização técnica.
É necessário remover o carimbo das nossas profissões. No debate eu falo sobre se libertar da profissão, bloqueios e estímulos p/ inovação, o modelo t-shapped e a criação de uma agenda individual de transformação.
Resumo Visual: O Poder do Sketchnote
Enfim, foi uma conversa muito legal e lindos devaneios.
Fui presenteado pelo Ricardo Hurmus, brilhante designer gráfico e criativo, com o sketchnote da palestra. Ele conseguiu registrar em uma única página, de forma muito criativa, tudo que foi conversado. Ficou sensacional (muito obrigado, Ricardo!). Veja o sketchnote na imagem a seguir. Clique para aumentar e ter um resumo brilhante do conteúdo da apresentação.
A Jornada Começa com a Ressignificação Individual
A verdadeira transformação organizacional começa com uma ressignificação individual. Como líder, seu propósito vai além de entregar resultados; é criar as condições para que seu time colecione experiências diversas e amplie seu arsenal de conhecimento, porque é desse input rico que nasce a inovação.
Agradeço muito ao Luiz Pretti e a Luciane Reis pelo convite p/ participar do #conexõescargill, que é um encontro que a empresa faz com todos os líderes da empresa.
Foi uma honra participar desse evento, além de um enorme desafio para a preparação do conteúdo apresentado.





Comentários