A Arte de Prever o Futuro

  • inovação

O ser humano adora o desafio de prever o futuro. Para quem trabalha com tecnologia esse é exercício sempre muito difícil, já que nas últimas décadas a tecnologia vem dando saltos evolutivos realmente quânticos. Selecionei algumas previsões divertidas e frases inesquecíveis.

Admiro muito as previsões de Villemard, um ilustrador que ficou conhecido depois de uma exposição realizada pela Biblioteca Nacional da França. Em 1910, esse sujeito imaginou como seria o mundo no ano 2000. Basta olhar algumas de suas ilustrações para descobrir que esse Villemard era um tremendo visionário, já que alguns de seus devaneios fazem parte da nossa vida atual. No entanto, ele não foi capaz de imaginar a evolução do vestuário, todas as imagens que desenhou mostram as pessoas com a mesma moda “fashion” da Belle Époque!

Eis algumas ilustrações que separei…

Videoconferência

Construção de Edifícios

Modernização da Escola (olha o detalhe da máquina do conhecimento)

Transmissão do Jornal

Mensagem Fonográfica

O Trem Elétrico

Sapatos Motorizados

Quer ver mais? Visite o divetido blog Dormiu! e veja uma seleção imperdível de ilustrações. Acesse AQUI.

Avançando mais de 50 anos no tempo, exatamente em 1954, a Rand Corporation convocou alguns cientistas para imaginar como seria o “Home Computer” em 2004. Ou seja, os cientistas teriam que imaginar 50 anos à frente. A foto abaixo, publicada na revista americana Popular Mechanics no mesmo ano de 1954, mostra o resultado desse exercício de futurologia. Clique na foto para aumentá-la. Será que dá prá dizer que o volante é o “mouse” de hoje?


Mas nem todas as previsões são feitas de ilustrações e fotos. Existem frases famosas, algumas irônicas, que denunciam como as pessoas imaginavam o futuro.

Em plena Revolução Industrial, em 1925, Warren G. Bennis, escritor norte-americano, disse:
A fábrica do futuro terá apenas dois empregados, um homem e um cachorro. O homem estará lá para alimentar o cachorro. O cachorro estará lá para impedir que o homem toque no equipamento

Já em 1949, a revista Popular Mechanics escreveu que “Os computadores no futuro podem pesar não mais que 1,5 toneladas”.

Mas o que gosto mesmo é da matéria publicada pela PC World, no início desse ano, chamada: “As sete previsões de tecnologia mais furadas de todos os tempos”. A matéria evidencia que cientistas, empresários de sucesso e visionários famosos também erram feio. O fato verdadeiro é que só erra quem tenta, quem se arrisca. Eis o link da matéria AQUI. Tomei a liberdade de copiar abaixo a maior parte da matéria (conteúdo retirado do IDGNow). Notem que são todos empresários e empreendedores de grande sucesso.

1- O GRANDE COMPUTADOR

Acho que existe um mercado mundial de talvez cinco computadores.” – Thomas Watson, fundador e presidente da IBM, em 1943

Durante o surgimento da indústria da computação, ninguém realmente sabia para onde a novidade iria nos levar. Mas a explosão do desktop, em 50 anos, parece ter enganado a maior parte dos futurologistas da metade do século XX. Vale lembrar que o “computador” ao qual Thomas Watson se referia era uma máquina quase do tamanho de uma casa. Na época, até fazia sentido dizer que pouquíssimas pessoas desejariam uma máquina daquele tipo.

2) A CAIXA DE MADEIRA

A televisão não será capaz de se fixar em qualquer mercado onde for inserida após seis meses. As pessoas logo se cansarão de ficar olhando para uma caixa de madeira compensada todas as noites.” – Darryl Zanuck, executivo da 20th Century Fox, em 1946.

Em 1946, o executivo de cinema Darryl Zanuck já havia conquistado seu lugar na indústria de entretenimento como produtor de mais de 100 filmes na grande tela. Sendo assim, quem poderia culpá-lo pela tentativa de subestimar o poder da pequena tela da TV? Se Zanuzk estivesse vivo hoje em dia, talvez também se encontrasse hipnotizado como o resto de nós pela repetitiva programação da TV atual.

3) INVASÃO NUCLEAR

Aspiradores de pó movidos a energia nuclear serão provavelmente uma realidade em dez anos.” – Alex Lewyt, presidente da Lewyt, fabricante de aspiradores de pó, em 1955.

Nos anos 50, a única coisa mais certa do que a ameaça comunista era, inevitavelmente, a energia atômica. Então quando o presidente da fabricante de aspiradores de pó de Nova Jersey, nos Estados Unidos, previu um futuro com produtos movidos a energia atômica capazes de sugar qualquer sujeira dos lares norte-americanos, a notícia deve ter feito poucas sobrancelhas se levantarem. A radioatividade pacífica parecia tão segura como asbestos.

4) PC PARA QUÊ?

Não há razão para que qualquer pessoa queira ter um computador em sua casa.” – Ken Olsen, fundador da Digital Equipment Corporation, em 1977.

A Digital Equipment Corporation (DEC) foi adquirida pela Compaq há mais de uma década, mas em 1970 era a grande força no mundo da computação. Apologistas argumentam que o presidente da DEC, Ken Olsen, soltou sua ironia antes do advento do PC como o conhecemos. No entanto, os computadores pessoais como o Altair já haviam chegado ao mercado alguns anos antes. E quatro anos após a declaração de Olsen, o lançamento do IBM PC reforçou sua posição no hall dos escorregões da tecnologia.

5) ENGOLINDO AS PALAVRAS

Quase todas as previsões feitas agora sobre 1996 se baseiam no contínuo crescimento exponencial da internet. Mas eu prevejo que logo a internet vai se tornar uma espetacular supernova e em 1996 entrará em colapso catastroficamente.” – Robert Metcalfe, fundador da 3Com, em 1995.

Além de ter sido uma lenda entre os visionários de tecnologia e o homem conhecido como o inventor da Ethernet, Bob Metcalfe também era colunista da InfoWorld. E foi em um dos artigos para a revista que ele fez o que pode ser considerado o comentário mais lamentável de sua carreira. Na verdade, ele chegou a prometer que engoliria suas palavras caso o augúrio estivesse errado. Em 1999, Metcalfe cumpriu a promessa durante uma palestra na International World Wide Web Conference, quando misturou uma cópia impressa do artigo com algum líquido e o engoliu em frente ao público.

6) MAÇÃ PODRE

A Apple já está morta.” – Nathan Myhrvold, ex-Chief Technology Officer (CTO) da Microsoft, em 1997.

Na realidade, quase todos na indústria da computação pensavam que a Apple estava em seus últimos dias, quando o CTO da Microsoft, Nathan Myhrvold fez este comentário, em 1997. Quem teria previsto que, pouco mais de uma década depois, aquela mesma empresa em decadência estaria aumentando sua participação no mercado de desktops, dominando o mercado de música digital e tornando-se um dos três maiores no segmento de smartphones?

7) O FIM DO SPAM

Em dois anos, o spam terá desaparecido.” – Bill Gates, fundador da Microsoft, em 2004.

De acordo com as estimativas mais recentes, o montante de spam que atualmente invade nossas caixas de e-mail – e que representa 92% de todas as mensagens eletrônicas trocadas no mundo, está longe de ser erradicado. Certamente não foi uma das melhores apostas de Bill Gates.

E aí? Depois de tudo isso, quer tentar uma previsão???

Só não vale você dizer o que Charles H. Duell, encarregado do escritório de patentes dos EUA (U.S. Office of Patents), disse em 1899: “Tudo o que podia ser inventado já o foi”. O sujeito tinha tanta certeza disso, que ele acabou mandando uma carta para o presidente com essa afirmação e pedindo a extinção do orgão, já que este não teria mais utilidade. Alguns dizem que essa frase é lenda, mas ela é emblemática e merece ser citada.

Quer conhecer algumas previsões bem atuais?

Nos últimos 3 anos a IBM vem liberando um estudo chamado “Next Five in Five”, que resumidamente sinaliza cinco inovações que poderão mudar a vida das pessoas nos próximos 5 anos. Eu particularmente gosto muito do “Five-in-Five” anunciado no final de 2007, mas veja abaixo as previsões dos últimos 3 anos.

Previsao Dez/2006 (versão em inglês completa)
1- Seremos capazes de monitorar a nossa saúde remotamente
2- Os telefones celulares lerão mentes
3- A nanotecnologia vai ajudar o meio ambiente do planeta
4- A tradução de idiomas em tempo real estará em todos os lugares
5- A Internet será 3D

Previsao Dez/2007 (versão em inglês completa e em português resumida)
1- Será fácil ser “ecológico” e economizar dinheiro com isso
2- O modo como você dirige será completamente diferente
3- “Você é o que você come”, então você saberá o que come
4- Seu telefone celular será sua carteira, recepcionista, banco, companheiro de compras, entre outros
5- Os médicos terão “supersentidos” para melhor diagnosticar e tratar você

Previsao Dez/2008 (versão em inglês completa e em português resumida)
1- Vamos consumir energia gerada pelas calçadas, ruas, revestimentos, pinturas, telhados e janelas
2- Você terá uma “bola de cristal” para sua saúde
3- Nós vamos falar com a internet e ela vai responder de volta
4- Você terá suas próprias assistentes individuais de compra
5- Você vai ter uma super-memória

Olha o filme…

Enfim, depois de todo esse exercício de futurologia, quer tentar uma previsão?