comunicação

Blog de um executivo: um caso real de fracasso

É sempre bacana ler livros e revistas a respeito do potencial de uso das mídias sociais nas empresas. Infelizmente eles não falam muito das experiências negativas, optando por explorar os casos que deram certo. O fato é muitas vezes aprendemos mais com os erros do que com os acertos. Este caso que vou contar é… Continue a ler »Blog de um executivo: um caso real de fracasso

Por dentro da comunicação interna do McDonald’s no Brasil

Como fazer comunicação interna para uma empresa que tem 50 mil jovens funcionários, sendo que 90% deles estão no primeiro emprego, atendendo mais de dois milhões de clientes todos os dias? Foi com essa pergunta em mente que eu fui para um evento. O evento foi o Social Business da Amcham-SP , em dezembro de 2018,… Continue a ler »Por dentro da comunicação interna do McDonald’s no Brasil

As causas e efeitos das barreiras de comunicação no trabalho

Quando se fala em comunicação no ambiente de trabalho, eu tenho um ponto de vista que nem sempre é compartilhado pela maioria das pessoas. Certamente vivemos um ambiente abundante de ferramentas e meios de comunicação dentro das organizações, nunca tivemos tantos recursos como agora. Tal contexto vem permitindo o desenvolvimento de ambientes mais colaborativos e… Continue a ler »As causas e efeitos das barreiras de comunicação no trabalho

A comunicação interna no fio da navalha

Sou gestor de marketing e comunicação da IBM Brasil há dez anos. Esse tempo me permite fazer uma análise muito peculiar da evolução das coisas, tendências e mudanças de direção. Uma das ocorrências mais flagrantes acontece na área de comunicação interna, que vem andando no fio da navalha. Há anos venho falando que a área… Continue a ler »A comunicação interna no fio da navalha

10 coisas para pensar em momentos de crise de imagem corporativa

Imagem de marca se constrói em anos. E pode se destruir em instantes. Acidentes de percurso acontecem na construção da imagem de uma marca. E então, o que fazer? As variáveis não são todas controladas, o tempo de resposta pode ser desfavorável, o impacto pode ser grande e, por vezes, irreversível. Neste painel vamos discutir… Continue a ler »10 coisas para pensar em momentos de crise de imagem corporativa

Influenciador digital: você precisa mesmo?

O cara tem 53 milhões de seguidores no YouTube, é apontado como o maior youtuber do mundo e seu canal já alcançou quase 15 bilhões de views. Está rico, é uma das personalidades mais famosas no mundo online, mas ironicamente poucos o conhecem porque ele está conectado a um público específico. Ele começou publicando vídeos fazendo análise… Continue a ler »Influenciador digital: você precisa mesmo?

Funcionários desejam ter uma comunicação diferente com os líderes das empresas onde trabalham

Uma vez assumi uma posição executiva numa empresa na qual as coisas estavam muito mal. Logo ao chegar, me surpreendi com o pouco caso do grupo em relação à gravidade dos problemas que os negócios da empresa estavam passando. Não demorou muito para eu descobrir que o problema era muito mais sério. Não havia pouco… Continue a ler »Funcionários desejam ter uma comunicação diferente com os líderes das empresas onde trabalham