A barriga da Copa: Colunista se confunde e entrevista sósia pensando que era o verdadeiro Felipão

  • Outros

Eu juro que li várias vezes porque pensei que era uma pegadinha, mas não era. Acho que esta será a barriga do ano. Cabe esclarecer que barriga é uma notícia falsa ou mentirosa, oriunda de desleixo ou falta de apuração adequada do jornalista.

Mario Sergio Conti, jornalista super experiente, ex editor da Veja e do Jornal do Brasil, entrevistou um sósia acreditando que havia falado verdadeiramente com o Felipão. Sentou do lado dele no avião, fez uma entrevista completa e publicou no dia 18 de junho no O Globo, na Folha de S.Paulo e no UOL a sua coluna. Na Folha o título foi: “‘O principal problema do Brasil é a zaga’, diz Felipão”.   

Conti estava num vôo de carreira do Rio para São Paulo e acreditou que se sentou ao lado do treinador. E, pior, no mesmo avião havia um sósia do Neymar. Em sua coluna publicada na Folha, o primeiro parágrafo começava assim: “Neymar e Luiz Felipe Scolari foram os últimos passageiros a embarcar no avião, às 17h30 de ontem. Como o vôo da ponte aérea, de Rio para São Paulo, estava lotado, ambos se espremeram em poltronas entre passageiros. Felipão na 25E e Neymar na fileira da frente”. Como pode um jornalista experiente acreditar na possibilidade do treinador da seleção brasileira e do nosso maior craque estarem num vôo de carreira, no meio da Copa, indo de Rio para Sampa e praticamente não serem importunados? A situação é tão surreal que cheguei a duvidar da possibilidade disso ter acontecido.

Acesse o link abaixo do blog do Flavio Gomes, onde ele descreve os fatos e faz uma análise completa desse caso inacreditável. Segure o queixo, porque é de cair mesmo. Eu sou fã do Mario Sergio Conti, já o livro dele “Notícias do Planalto” que é sensacional, mas essa barriga é dura de doer.

http://flaviogomes.warmup.com.br/2014/06/big-barriga/

No dia seguinte da publicação da coluna, O Globo e Folha publicaram uma espécie de “errata” alertando seus leitores de todo equívoco. O Zero Hora conseguiu falar com o Conti e o com sósia entrevistado sobre o caso. O jornalista confirmou que acreditou que estava falando com o verdadeiro Felipão. Já o sósia não sabia que ele era jornalista e que pensava que tudo era uma brincadeira. Enfim, foi uma baita confusão. Veja a entrevista de ambos para o Zero Hora.