As maiores redes sociais do mundo

De vez em quando eu tenho oportunidade de conversar sobre redes sociais com alguns colegas de trabalho dos EUA. Eles têm muita dificuldade de entender o sucesso do Orkut aqui no Brasil. Nas minhas conversas, eu sempre saio com a sensação que o Brasil é uma espécie de ovelha negra das grandes redes sociais globais.

Recentemente, o excelente blog inglês OXYWEB , publicou um mapa da popularidade das redes sociais no planeta. O mapa foi construído, e é atualizado mensalmente, a partir das informações disponibilizadas pelo Alexa, que é um serviço de internet que mede quantos usuários de Internet visitam um site da web. Abre parênteses: o dono do Alexa é a Amazon.

Voltando ao mapa, tenho que confessar que o mapa derrubou um mito que eu tinha na minha cabeça: que o Myspace e o Facebook dominavam o mundo das redes sociais no mundo. Não é não. Existem outras rede sociais pelo mundo. Vale a pena ver o mapa e descobrir que o Orkut não é só estrela no Brasil. Aliás, Danah Boyd, em sua apresentação no Digital Age 2008, já havia falado sobre isso, mas sem evidenciar números.

O mesmo blog também publica o mapa da popularidade das ferramentas de busca (também com base no Alexa). O Google lidera. Mas na Ásia, Rússia e parte da Oceania, a liderança é ocupada por outros serviços.

Por fim, se a curiosidade ainda continua ativa, dá um pulo no Alexa, exatamente aqui, e faça você mesmo suas consultas. É divertido.