Manual do Blog da IBM – Política e uso

Como profissional de comunicação da IBM, por várias vezes participo de eventos de mercado onde o assunto BLOGS aparece. Quase sempre a conversa começa com a pergunta: A sua empresa tem blog? Quando respondo que temos mais de 10 mil blogs dentro da IBM e que, a cada dia, surge um novo, o pessoal se surpreende e quer saber mais. Aí sempre conto uma historinha.

Em 1997, quando a Internet surgia comercialmente e muitas empresas restringiam o acesso dentro do ambiente de trabalho, a IBM tomou uma direção diferente e motivou os funcionários a conhecer e navegar na rede. Em 2005, a IBM tomou a decisão estratégica de abraçar a blogosfera e passou a incentivar seus funcionários a experimentar e usar as novas tecnologias como blogs e wikis.

Atualmente temos mais de 10 mil blogs e 15 mil wikis dentro da IBM mundial. Somos mais de 380 mil funcionários no planeta. Obviamente que, para manter a ordem e organizar esse “caos”, são necessárias regras e controles, mesmo sabendo que esse mundo de mídia social digital não gosta de controles. Fabio Cipriani, em seu excelente Blog Corporativo , considera que um dos 10 principais erros nos blogs corporativos é não estabelecer regras e normas. Muitas empresas caem nessa armadilha e começam a incentivar o uso de blogs sem combinar antes com os funcionários algumas regras.

A IBM pensa da mesma forma e publicou um conjunto de normas que chamou de “IBM Social Computing Guidelines”, que contempla princípios e instruções a respeito da criação e uso de blogs, wikis, redes sociais, mundos virtuais e mídia social em geral. Clique AQUI para acessá-lo. Considero o documento excelente. Ainda existem muitas empresas que pensam em implementar algo parecido, mas tem dificuldade de começar. Portanto, o documento
indicado pode servir como uma excelente base de trabalho.

Para dar um exemplo real e eficaz do que significa colaboração para IBM, sugiro acessar o developerWorks community . Em minha opinião, é um dos melhores exemplos de comunidade virtual que funciona muito bem, pois abraça um belo conjunto de ferramentas web 2.0 (não deixe de navegar nas abas “blogs”, “wikis”, “fóruns”, etc).

Um comentário final. Eu disse que a IBM tem 10 mil blogs internos, mas esse meu aqui é externo, portanto não entra na contagem da IBM.