Duas palestras sobre Redes Sociais que valem a pena

  • Outros

Sempre recebo pedidos a respeito de materiais educativos de redes sociais nas empresas, especialmente sobre casos reais e boas práticas implementadas.. No entanto, outras vezes me chegam perguntas sobre teoria das redes e estruturas sociais. São perguntas do tipo: como uma rede social se estrutura? Qual é a dinâmica? Como uma informação flui numa rede social?

Eu sei que existem bons materiais na web, mas de bate pronto eu sempre recomendo o excelente blog da Raquel Recuero. Não conhece? Então vai lá pois tem muita coisa legal para aprender. Para quem vive o dia a dia pragmático e imediatista das empresas, os estudos da Raquel Recuero nos alimentam de conceitos que muitas vezes sustentam coisas que temos dificuldade de entender e estruturar.

No blog dela tem um post simples, talvez meio esquecido pelo tempo, que recomenda duas boas palestras que valem a pena. Atenção: as duas palestras não focam redes sociais online, mas cobrem redes sociais em geral. Particularmente eu destaco a primeira, que é tão legal que eu resolvi publicar aqui no blog. Quero tê-la dentro do meu espaço.

A palestra é de 17 minutos, feita no TED por Nicholas Christakis (autor do livro Connected), a respeito de redes sociais e epidemias. O lance não é saber das epidemias, mas sim a estrutura de como uma epidemia evolui dentro de uma rede de relacionamentos, o que é muito interessante sob o ponto de vista da difusão de qualquer coisa dentro de uma rede social – pode ser uma informação, uma ideia ou qualquer outra coisa. É uma palestra introdutória muito fácil de entender, mesmo considerando o vídeo em inglês (tem legenda).

Fuçando na web, acabei chegando numa segunda palestra do TED do mesmo Nicholas Christakis. Tal qual a primeira, ele é brilhante na explanação. Muitos dos pontos apresentados podem ser trazidos para o mundo do trabalho.

É uma aula e tanto. Abre a cabeça mesmo. E “liga” as legendas, ajuda muito na compreensão.